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PDDE Interativo se configura como ferramenta de comunicação entre MEC, secretarias de educação e escolas

  • 23/04/2014



O PDDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2013.

Em 2014, o PDE Interativo passou a se chamar PDDE Interativo. Essa mudança de nome é parte do esforço de convergência de programas que trabalham sob a égide do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para uma plataforma única: o PDDE Interativo. Este ano, farão parte do sistema os seguintes programas do MEC: PDE Escola, Atleta na Escola, Ensino Médio Inovador (ProEmi), Mais Educação, Escolas do Campo, Escolas Sustentáveis e Água na Escola.

Rejane Barros, técnica do PDDE Interativo, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), explica que as mais de 600 escolas do Estado receberão os repasses dos programas participantes do sistema, tão logo terminem de preencher todos os dados no sistema interativo disponível para os diretores das escolas, no endereço eletrônico http://pddeinterativo.mec.gov.br.

"A liberação dos recursos dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está diretamente ligada ao preenchimento do PDDE Interativo. Por isso, quanto mais cedo as escolas elaborarem seus planos de ação, mais rápido o repasse será recebido por elas", explica Rejane.

O PDDE Interativo vem se configurando como importante interface de comunicação entre MEC, secretarias estaduais/municipais de educação e escolas. No biênio 2011/2012, cerca de 100 mil escolas acessaram o sistema. Destas, cerca 50 mil concluíram o seu diagnóstico e planejamento, tendo acesso a dados, questões e proposições que ajudaram a equipe escolar a pensar e a aperfeiçoar diversos aspectos da vida escolar e contribuíram para a melhoria da gestão e do processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, as informações geradas pelas próprias escolas (informações sobre o rendimento dos alunos, o perfil dos diretores, a participação da comunidade escolar, a composição do conselho escolar, a infraestrutura, entre outros) proporcionam ao MEC, e às secretarias estaduais e municipais de educação, dados valiosos que poderão subsidiar a formulação de políticas públicas cada vez mais focalizadas e efetivas.

Outro aspecto positivo do PDDE Interativo é o fato de estar contribuindo para o processo de articulação interna dos programas do MEC. Em 2012, a política de formação continuada de professores começou o seu fluxo com o levantamento da demanda por capacitação no PDDE Interativo.

Em 2012 e 2013, outras áreas do MEC trouxeram diversas contribuições que enriqueceram o diagnóstico e deverão enriquecer os debates das equipes escolares. Na medida em que outros programas passem a integrar o PDDE Interativo, uma relação mais orgânica entre as políticas poderá ser criada e se poderá evitar a sobreposição de esforços dos programas federais.




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