Ícone buscar

Governo lança Concurso Público para professor no Piauí

  • 28/03/2014


O Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc-PI) lança oficialmente o Edital 003/2014, que trata do Concurso Público para professor efetivo da Rede Pública de Ensino. Serão ofertadas 3.000 vagas para todo o Estado, sendo 2.965 para Professor Classe Superior com Licenciatura Plena - SL Nivel - "I" e 35 para Agente Superior de Serviços - Especialidade Nutricionista - Classe "I" padrão A. 

As inscrições podem ser feitas do dia 31 de março a 16 de abril e todo o processo seletivo será executado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE). A seleção disponibiliza vagas para professor, com jornada de 20h (vinte horas) semanais. Já o profissional de nutrição, terá jornada de 40h (quarenta horas) por semana. 

De acordo com o secretário da Educação, Átila Lira, o concurso vai atender a necessidade de pessoal efetivo nas unidades escolares em todo o Piauí e resolver um problema antigo do Estado. 

"A Educação do Piauí ganha muito com isso. A sensibilidade do governador Wilson Martins e todo o esforço fez com que lançássemos o concurso e com isso esperamos resolver um problema antigo de falta de professores. Hoje, a Seduc trabalha com vários programas e projetos nas nossas escolas, sobretudo nas que ofertam a modalidade de tempo integral, que demandam frequentes capacitações. Com isso, surge a necessidade de profissionais efetivos em suas respectivas áreas para dar continuidade ao desenvolvimento desses programas", pontuou o secretário. 

Concurso amplia quadro efetivo para melhorar qualidade do ensino 

Segundo a professora Marilene Lima, diretora da Unidade de Gestão de Pessoas da Seduc, atualmente, para atender a demanda de 272 mil alunos, em cerca de 800 escolas, o Estado conta com aproximadamente 16 mil professores efetivos e 5 mil substitutos. "O concurso visa ampliar o quadro efetivo no sentido de melhorar a qualidade do atendimento na rede para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem", destaca. 

"Uma das melhorias na qualidade da escola passa, dentre outros pontos estratégicos, pela valorização dos professores e demais profissionais da Educação. Isso se traduz num conjunto de medidas articuladas voltadas para a estruturação da carreira, a qualificação profissional e a melhoria salarial desses servidores", destaca o secretário Átila Lira.

O Governo do Piauí, através da Seduc, não tem medido esforços para que a educação pública continue pelo caminho do desenvolvimento. São várias ações realizadas com o objetivo de elevar a qualidade do ensino e do atendimento nas escolas.

O governador do Estado, Wilson Martins, afirma que acredita no desenvolvimento guiado pela Educação. "Este é o principal alicerce que impulsiona o crescimento de um Estado. Investir nessa área é assegurar um futuro melhor para a nossa gente e garantir mais qualidade de vida para o povo do Piauí", concluiu.

Confira o Edital

Outras Notícias

Notícias
26/08/2025

Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Notícias
25/08/2025

Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

Notícias
22/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí