"Quando cheguei fiquei encantada, aqui eu tenho tudo! Estou aprendendo coisas que nunca imaginei, como o latim. Também estou aprendendo o inglês. Sinto-me realizada. Mais do que o conhecimento, é você conseguir se tornar um cidadão do mundo", disse a estudante Camila Ferreira de 16 anos que foi aluna da Unidade Escolar João de Deus Carvalho em Inhuma, e que até a 8ª série não conhecia a língua espanhola. Já Bruna Vasconcelos de Teresina, que pretende ser médica, disse que fez a prova de seleção para o intercâmbio com muito medo, mas mandou um recado. "É só ter força, fé e coragem que você vai conseguir o que quer", conta a mais nova intercambista de apenas 14 anos.
Assim como Camila e Bruna, Alana, Lucineide e Helen estão residindo na Espanha. Elas fazem parte da turma de estudantes que participam do projeto "Aprender é uma Viagem", uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (Seduc).
Lucineide, que foi selecionada entre os alunos de Nazaré do Piauí, disse que está realizando um sonho e aproveita para agradecer à mãe, que no início teve receio em deixar a filha participar do programa. "A senhora vai ver que eu vou fazer de tudo para que seja muito bom. Aprender, realmente, é uma viagem", disse a estudante.
Cerca de 120 estudantes da rede pública, foram selecionados no Programa e irão estudar um semestre letivo nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha. O programa está na 2ª etapa e o Governo do Estado já autorizou a 2ª seleção.
Para o secretário de Estado da Educação Átila Lira, "Aprender é uma viagem" é um programa que deu certo. "A seleção dos alunos foi feita com base nas disciplinas de matemática e português. Um dos critérios adotados para escolha do aluno, foi o aprendizado da língua, mas, sobretudo, que o estudante tenha uma dedicação maior à educação. A juventude já está progredindo. Essas meninas serão gigantes", disse Lira.
Átila disse ainda que está deixando a secretaria com o sentimento de dever cumprido. "Sou o autor da lei da língua espanhola na educação brasileira, isso também me completa, me realiza como parlamentar e como secretário", completa.
No total, 1.500 alunos inscreveram-se nos cursos intensivos em inglês e espanhol, oferecidos nas 21 Gerências Regionais de Educação de todo o estado. Um dos pré-requisitos foi, além da idade, estar estudando em escola pública estadual.