CES realiza I Ciclo de Palestras voltadas para inclusão
21/03/2014
Encerra nesta sexta-feira (21), o I Ciclo de palestras do Centro de Estimulação Sensorial-CES. Os trabalhos fazem parte da Semana da Valorização da Criança com Deficiência Auditiva e Visual.
As práticas foram organizadas pelos próprios profissionais do Centro, e contou com a participação de psicólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos e ainda, professores das Redes estadual e municipal, alunos e pais.
O Ciclo visa oportunizar informações na área de estimulação sensorial e seus efeitos para o pleno desenvolvimento das crianças com deficiência auditiva e visual. "As palestras esclarecem muito. São importantes, pois mostram que essas crianças podem ser estimuladas desde cedo e incluídas no ambiente escolar", comentou Vívien Veloso, diretora do CES.
Uma sala de recursos também foi montada para que os profissionais pudessem demonstrar como é feita a utilização de materiais adaptados, que contribuem no tratamento e no desenvolvimento infantil.
"Eventos como esse inovam na transmissão de conhecimento e ajudam as famílias, esclarecendo muitas dúvidas. Além disso, os profissionais falam da experiência e demonstram como isso funciona na prática", destacou Márcia Raika, gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
O Ciclo de palestras segue até às 17h desta sexta-feira.
O Centro
Inaugurado há 01 ano e 06 meses, o Centro de Estimulação Sensorial atende hoje 29 crianças e possui em seu quadro, 35 funcionários.
É um espaço idealizado para realizar atendimento educacional especializado, estimulação precoce e promover inclusão escolar, o CES, localizado na Avenida Barão de Castelo Branco, bairro Ilhotas, atende a três diferentes finalidades:
Atendimento às crianças com deficiência visual e auditiva de zero a seis anos de idade, em duas modalidades: estimulação precoce (0 a 3 anos e onze meses) e o Atendimento Educacional Especializado (4 a 6 anos e onze meses);
Formação profissional (contínua e em serviço);
Pesquisa e elaboração de recursos adaptados necessários para que a criança possa ter acesso aos diferentes níveis de desenvolvimento e de escolarização na escola regular em que estuda.
Outras Notícias
Notícias
26/06/2025
Do litoral do Piauí para a Coreia do Sul: estudantes do Ceti Liceu Parnaibano vencem Seduckathon com jogo para alunos com dificuldade de aprendizagem
Notícias
26/06/2025
Estudantes de escola pública do Piauí criam RPG de matemática e ganham intercâmbio nos EUA após vencer competição de programação
Notícias
26/06/2025
Seduckathon 2025: estudantes escolhem destinos do intercâmbio internacional e compartilham expectativas para a viagem
Notícias
26/06/2025
Seduckathon 2025 premia 130 estudantes com intercâmbio internacional e celebra a nova era da educação pública do Piauí
Notícias
25/06/2025
Seduckathon 2025: streamer Thaiga afirma que paixão, tecnologia e Escola Pública podem jogar no mesmo time
Notícias
24/06/2025
Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.