Ícone buscar

Governador inaugura Centro de Estimulação Sensorial

  • 27/09/2012

Na manhã desta quinta-feira (27) o governador do Estado, Wilson Martins, junto com o secretário de Estado da Educação, Átila Lira, inaugurou o Centro de Estimulação para Criança com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual "Mauro César Evaristo".


Presente à cerimônia, Marlúcia Evaristo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso e irmã do homenageado Mauro César, agradeceu a conclusão do Centro e garantiu que "o Ministério Público, as pessoas com deficiência e seus familiares não admitirão jamais qualquer retrocesso que impeça ou obstrua a conquista da cidadania por parte do segmento". "Esse sonho que hoje se concretiza vai permitir que nossas crianças com deficiência sensorial, auditiva e visual possam chegar a idade escolar preparadas para a inclusão no ensino regular", disse, emocionada, a coordenadora.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, tem investido em políticas educacionais inclusivas que primam pela inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial. Este centro é ímpar no Estado, sendo o 2º espaço do Brasil em estimulação sensorial de crianças de 0 a 6 anos. "Isto faz com que possamos nos tornar referência em inclusão social", disse Márcia Raika, gerente de Educação Especial da Seduc. "E isto vem acontecendo por causa do estimulo que temos recebido por parte do nosso governador, Wilson Martins, e do nosso secretario de educação, Átila Lira que têm levantado a bandeira da inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais", enfatizou Márcia.

O secretário Átila Lira garantiu a continuação do investimento em inclusão social e disse que "esta é só a primeira etapa. Continuaremos investindo sempre para incluir cada vez mais as pessoas com deficiência, dando o direito à cidadania que todos merecem".

"Quantos talentos deixaram de servir à sociedade por que não tiveram a estimulação necessária? É justamente para evitar que mais desses talentos se percam, que temos muito orgulho de inaugurar este Centro de Estimulação Sensorial que, com certeza, vai ajudar muitas crianças a interagir e desenvolver quaisquer habilidades que tenham", garantiu o governador Wilson Martins.



O governador também chamou a atenção para a outra função do Centro, a de local de qualificação de profissionais da educação. "Este centro vai ser muito importante tanto no atendimento às pessoas com deficiência quanto na qualificação profissional de professores que trabalham no ensino regular. Iremos dar uma atenção especial a este aspecto para que possamos replicar essas ações em todo o estado", disse Martins.


O Centro de Estimulação

Um espaço idealizado para realizar atendimento educacional especializado, estimulação precoce e promover inclusão escolar, o Centro de Estimulação Sensorial, localizado à Avenida Barão de Castelo Branco, bairro Ilhotas, atenderá a três diferentes finalidades:

 

  • Atendimento às crianças com deficiência visual e auditiva de zero a seis anos de idade, em duas modalidades: estimulação precoce (0 a 3 anos e onze meses) e o Atendimento Educacional Especializado (4 a 6 anos e onze meses);

  • Formação profissional (contínua e em serviço);

  • Pesquisa e elaboração de recursos adaptados necessários para que a criança possa ter acesso aos diferentes níveis de desenvolvimento e de escolarização na escola regular em que estuda.

"Se a criança com deficiência visual e auditiva não for estimulada  no momento correto, ela vai perder as funções que poderiam lhe facilitar a vida  no dia-a-dia", afirma a educadora física Taís Fontenele. "Desde pequena, a criança deficiente precisa de um estímulo. Quando ela enxerga e escuta, é mais fácil, ela reconhece o pai e a mãe, e aquelas crianças que não enxergam? Então essa estimulação precisa ser feita o mais cedo possível, para que haja probabilidade de viver com qualidade de vida", completa.

Desde o ano passado, a Secretaria vem intensificando os esforços para que esse centro venha a ser concretizado.  De acordo com a coordenadora Rosângela Martins, ano passado foi realizada uma viagem para o Rio de Janeiro e São Paulo e algumas pesquisas para saber como funcionava esse trabalho com crianças de 0 a 6 anos. "Constatamos em toda essa viagem que o nosso centro está à frente, pois os outros trabalham apenas em uma perspectiva terapêutica, e o nosso irá trabalhar, além disso,  em uma perspectiva de inclusão", esclarece Rosângela.

A criança atendida pelo Centro vai ser trabalhada para que quando chegue à escola regular, tenha desenvolvido as habilidades necessárias para leitura e para escrita e para que não sinta dificuldade em fazer parte do processo.

Segundo a coordenadora, o problema da inclusão esbarra com a questão do despreparo dos professores em trabalhar com a criança com deficiência, então o Centro existe para amparar e dar suporte para essas professoras que convivem com uma diversidade de casos na sala de aula.

O objetivo primordial do referido centro é colaborar na promoção do desenvolvimento global da criança com deficiência sensorial desde os primeiros anos de sua vida, no sentido de intervir precocemente nas alterações surgidas nos sistemas visuais e auditivos. Este desenvolvimento será estimulado por meio de ações pedagógicas e terapêuticas que venham sanar ou minimizar possíveis atrasos no processo evolutivo, no sentido de uma "construção progressiva" da inclusão destes no ensino regular e nos outros âmbitos da sociedade.

 

O trabalho realizado no CES será desenvolvido por uma equipe multiprofissional treinada e qualificada, formada por professores especialistas, pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, educador físico e assistente social.

Com esta equipe, o objetivo é atender a 100% das crianças encaminhadas para o Centro, além da formação anual de cerca de 200 profissionais da rede estadual envolvidos com o projeto de inclusão e saúde da população infantil.

 

Outras Notícias

Notícias
03/07/2025

Estudantes Seduc levam soluções tecnológicas para feira NEON 2025

Notícias
03/07/2025

Clube de Leitura do CETI Zulmira Xavier transforma Escola em palco de arte, poesia e história

Notícias
03/07/2025

Estudantes Seduc são premiados na 10ª Expoceti, em Pernambuco, com projeto de IA voltado à Educação

Notícias
03/07/2025

Estudantes da rede estadual conquistam Prêmio de Educação Fiscal 2025 e mostram como a escola transforma realidades

Notícias
02/07/2025

Seduc cria Laboratório de Dados e coloca o Piauí na vanguarda da educação baseada em dados e evidências

Notícias
02/07/2025

Turismo Escolar: Seduc e Setur expandem projeto e levam 1.500 estudantes a vivências que conectam educação, identidade e território piauiense