Teve início, na manhã desta terça-feira (11), a Formação/Módulo Introdução ao Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF). As atividades de capacitação são voltadas para o trio gestor (diretor, diretor adjunto e coordenador) das 177 escolas que irão iniciar o Programa neste ano. Cerca de 500 pessoas participam do evento.
Desde 2012, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, tem expandido o Ensino Médio Inovador.
Atualmente, 412 escolas são contempladas com a iniciativa, que oferece suporte técnico e financeiro para a realização de diversas práticas inovadoras com os alunos da rede pública.
A Secretaria conta com uma equipe técnica que orienta as GREs sobre todas as metodologias do Programa. "O nosso objetivo é manter esse contanto entre Seduc e gerências e gerências e escolas. Com isso, monitorar e levar todo o suporte necessário para quê o nosso trabalho possa ser desenvolvido da melhor forma", frisou Edjofre Coelho, Superintendente de Ensino da Secretaria de Educação.
Regina Célia, coordenadora do ProEMI na Seduc, ressalta que a parceria com o Instituto Unibanco tem ajudado nas formações com os educadores. De acordo com a ela, todos os participantes da capacitação devem sair aptos a desenvolver o cronograma de atividades elaboradas pela reestruturação do currículo do ensino médio.
"O trabalho conjunto tem possibilitado resultados positivos para a Educação. O rendimento escolar melhorou e o número de aprovações cresceu, enquanto a evasão e a repetência diminuíram. Nós seguimos um cronograma de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação e fazemos todo o trabalho de monitoramento junto às escolas para que tudo seja desenvolvido de maneira eficaz", concluiu Regina Célia.
Até a próxima sexta-feira (14), os gestores da Educação de todo o Piauí participam do Encontro, em Teresina. "Essa formação é de extrema importância. A partir disso, os gestores têm acesso a dados que contribuirão para a elaboração do planejamento escolar, com vistas na reestruturação curricular, que também é o foco do Ensino Médio Inovador", destaca Marta Freitas, diretora de ensino e aprendizagem da Seduc.
Entre as atividades da Formação, algumas escolas que já desenvolvem o Programa irão apresentar os projetos e atividades que foram desenvolvidos por meio do ProEMI.