Ícone buscar

ProEMI forma 570 gestores para o Programa Ensino Médio Inovador

  • 20/02/2014

 

Desde 2012, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, tem expandido o Ensino Médio Inovador. Atualmente, 412 escolas são contempladas com a iniciativa, que oferece suporte técnico e financeiro para a realização de diversas práticas inovadoras com os alunos da rede pública.

A Formação/Módulo Introdução ao Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) , que acontece desde a última terça-feira (18), no Blue Tree Towers, é voltada para o trio gestor (diretor, diretor adjunto e coordenador) das 177 escolas que irão iniciar o Programa neste ano. Ao todo, 570 pessoas participam do evento.

O secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, esteve na manhã de hoje (20) acompanhando os trabalhos e falou aos gestores e coordenadores do ProEMI presentes, cumprimentando-os pelo trabalho executado que, segundo ele "prepara a juventude para vencer através da educação".

"O Ensino Médio Inovador, além de trabalhar todas as dimensões da educação, trabalha os resultados, sobretudo, dentro da nossa responsabilidade, que é a juventude. Estamos aqui pra agradecer a cooperação de todos e reafirmar o compromisso do Estado em prosseguir dentro do trabalha de melhorar as condições da educação", afirmou o Secretário.

Ludimila Calado, diretora da Unidade Escolar Moisaniel Alves de Sousa, localizada no município de Lagoinha, diz que o Programa chegou na hora certa e que tem grandes expectativas para os projetos pedagógicas que serão desenvolvidos. "É muita satisfação receber o ProEMI na nossa escola. As propostas apresentadas são excelentes e vão nos ajudar a motivar cada vez mais os nossos alunos", afirma.

A Secretaria conta com uma equipe técnica que orienta as GREs sobre todas as metodologias do Programa. Regina Célia, coordenadora do ProEMI na Seduc, ressalta que a parceria com o Instituto Unibanco tem ajudado nas formações com os educadores. De acordo com a ela, todos os participantes da capacitação devem sair aptos a desenvolver o cronograma de atividades elaboradas pela reestruturação do currículo do ensino médio.

"O trabalho conjunto tem possibilitado resultados positivos para a Educação. O rendimento escolar melhorou e o número de aprovações cresceu, enquanto a evasão e a repetência diminuíram. Nós seguimos um cronograma de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação e fazemos todo o trabalho de monitoramento junto às escolas para que tudo seja desenvolvido de maneira eficaz", concluiu Regina Célia.

Até a próxima sexta-feira (21), os gestores da Educação de todo o Piauí participam do Encontro, em Teresina. Entre as atividades da Formação, algumas escolas que já desenvolvem o Programa irão apresentar os projetos e atividades que foram desenvolvidos por meio do ProEMI.


Outras Notícias

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação

Notícias
07/11/2025

Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026