Ícone buscar

Violência nas escolas de Teresina diminuiu em 2013

  • 13/02/2014




Dados disponibilizados pela Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe), órgão mantido pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) em parceria com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) que, com 35 policiais militares e quatro viaturas disponíveis, faz a cobertura de todas as escolas da rede pública estadual de ensino que estão espalhadas pelas quatro regiões de Teresina dão conta que houve uma redução da criminalidade nas escolas da capital.

De acordo com o levantamento feito pela Cipe, o número de ocorrências diminuiu 13,66% no ano de 2013, em relação ao ano anterior. Dados comparativos entre o 1º semestre de 2013 e o 2° semestre do mesmo ano, mostram uma queda ainda maior: 39,10%.



Atividades que já fazem parte do cotidiano da Companhia como as visitas à comunidade escolar, que não se limitam apenas à parte externa da escola mas também à interna, os alunos e familiares que participam de forma direta e/ou indireta no cotidiano da instituição; palestras e reuniões com diretores, vigias, funcionários, copo docente e discente, conscientizando e instruindo à respeito de vários temas como: violência escolar, drogas, entre outros assuntos de interesses, têm contribuído visivelmente na melhora desses índices.

Segundo o capitão Tiago, a presença mais intensa da Cipe, com visitas e rondas nas escolas, inibe ocorrências de furto, apedrejamento, arrombamento e roubos. "As ocorrências de vandalismo, ameaça, uso de drogas, danos materiais e também desordem têm diminuído devido ao desenvolvimento do senso crítico dos que fazem parte desse meio através de palestras, reuniões e outros eventos promovidos por esta companhia, mas ainda temos muito que conquistar", acredita o capitão. 



Câmeras auxiliam na vigilância de unidades escolares em Teresina

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Policiamento Escolar, mantém câmeras de monitoramento em 41 escolas da rede pública estadual de Teresina. Tiago esclarece que o monitoramento feito na escola, nestes casos, acontece através de quatro câmeras instaladas em pontos estratégicos das unidades, tais como, corredor, pátio, quadra e alguma sala que tenha equipamentos que mereça uma atenção maior.



"A ampliação dessa medida de segurança para outras escolas já está sendo estudada e ainda temos que sanar alguns problemas para que esse trabalho seja executado com 100% de eficiência nas escolas em que já funciona, pois, às vezes, ficamos sem acesso às imagens devido à queda do sinal de internet", fala.

Além dessas ações, a Companhia Independente de Policiamento Escolar realizou um curso para os agentes de portaria que atuam nas escolas. "Tivemos um curso com os vigilantes das escolas e hoje eles têm a consciência e sabem como agir em determinadas ações, seja ela de intervenção direta ou mesmo o ato de pedir o auxílio do policiamento escolar. O objetivo sempre é a prevenção", finaliza o comandante do Policiamento Escolar.

Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe): (86) 3216-3333




Outras Notícias

Notícias
26/08/2025

Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Notícias
25/08/2025

Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

Notícias
22/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí