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Pnaic encerra atividades com I Seminário de Alfabetização na Idade Certa

  • 17/12/2013


A Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piaui, Seduc, realizou neste sábado, 14, no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, o I Seminário de Alfabetização na Idade Certa encerrando as atividades semestrais do Pacto Nacional  pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro contou com a participação de cerca de 100 professores da rede estadual, que assistiram a palestras, apresentações artísticas e culturais de alunos da rede pública estadual e ainda participaram de oficinas.




Para a Superintendente de Ensino da Seduc, Joara Ribeiro, o principal ganho é a autonomia das crianças e dos professores no ensinar e aprender. Ao representar  o secretário de educação Átila Lira, na abertura do Seminário, ela  destacou que o PNAIC está tendo uma aceitação muito grande por parte dos professores.

"Eles estão mais motivados e revendo as práticas didática e pedagógicas e é esse o grande objetivo. Vale destacar que não há um modelo pronto de planejamento para alfabetizar essas crianças, mas sim a oportunidade de repensar suas práticas a partir de estudo e promover melhorias na alfabetização  para que essa criança saia aos oito anos com fluência na leitura, na escrita e na interpretação", avalia Joara.



Segundo Joara, este Seminário é mais uma das etapas realizadas pelo PNAIC. Trata-se de uma exigência do MEC, e está sendo realizado no Piauí através da Seduc e da UFPI, sob a coordenação da professora doutora Antonia Edna e da professora Nemone Pessoa(SUPEN-Seduc).

A professora Antonia Edna frisou que o PNAIC é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. "As belíssimas apresentações que conferimos na abertura desse Seminário mostram os resultados do trabalho desenvolvido pelos professores alfabetizadores", diz Antonia Edna.




Para a professora Francisca Bastos da Escola Estadual Sinval de Castro, os encontros de formação são interessantes por oferecerem oportunidade aos professores de corrigir seu trabalho especialmente com as crianças que tem dificuldade de aprendizagem. "Enriquece nossa visão pedagógica", diz.

Já para a professora Rosangela da Costa, a formação dos professores permite melhores resultados com os alunos. "Conseguimos melhores resultados com nossos alunos tanto na leitura como na escrita e interpretação a partir do enriquecimento de nossa formação", completa.

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