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Gestores dos Centros de Educação em Tempo Integral da 21ª participam de encontro

  • 06/12/2013



Os gestores dos Centros Estaduais de Educação de Tempo Integral da 21ª Gerência Regional de Educação (Gre) se reuniram na última quinta (05), a fim de discutirem suas experiências vividas no ano de 2013. O evento aconteceu no CEFTI Júlia Mendes no Dirceu.

"Estamos desenvolvendo esse trabalho há um bom tempo, e hoje realizamos o encontro, a primeira formação, expondo as conquistas, avanços e dificuldades enfrentadas esse ano pelas 6 escolas jurisdicionadas à 21ª GRE, em busca de uma melhor qualidade no ensino", disse a coordenadora do projeto, Waldelice Carvalho Rodrigues. Ela disse ainda que um próximo encontro será agendado. Diretores e coordenadores pedagógicos participaram da reunião.

A educação em tempo integral é uma revolução na educação do Piauí. São 245 escolas da rede pública estadual que ofertam o ensino com jornada ampliada através do Programa de Tempo Integral Mais Educação. Os alunos passam nove horas na escola onde, além das aulas da grade curricular regular, têm aulas de balé, xadrez, judô, violão, violino, flauta doce, jornal e rádio.

De acordo com o gerente da 21ª GRE, Alberto Machado os gestores estão reunidos a fim de encontrarem uma unidade de pensamento. "É uma socialização de ideias das atividades que acontecem nas escolas, é um trabalho direto que envolve técnicos da Seduc e coordenadores das escolas para um melhor resultado final que é mais educação de qualidade", afirma o gerente.

Em Teresina, o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Raldir Cavalcante passou a ser de tempo integral em 2009. A escola é referência em índices elevados de qualidade educacional. Campeã do ÍDEB de 2009 e 2011, a escola subiu de um índice de 3,7 para 6,2 em 2009 e de 6,2 para 6,9 em 2011, atendendo a 336 alunos, do 4º ao 7º ano. Os números mostram que o modelo do ensino integral quase dobrou o índice da escola no Ideb.

Para o diretor do Raldir Bastos, Carlos Soares Rodrigues, o encontro foi extremamente válido. "Participamos de várias palestras e discussões, onde fizemos reflexões sobre o trabalho em equipe e apresentamos nossos projetos", disse o diretor.

São três as modalidades de ensino em tempo integral no Piauí: na primeira, os estudantes passam sete horas por dia na escola, em atividades educacionais e lúdicas que envolvem de 100 a 150 alunos; na segunda modalidade, a jornada diária é de nove horas por dia, atendendo a todos os alunos, no início do governo em 2011 eram 18 escolas nesse ritmo, agora são 40; no terceiro modelo, os alunos moram na escola, estudam durante o dia todo durante 15 dias e nos outros 15 dias retornam para o meio rural onde vivem no interior do Estado. Essa modalidade é instalada nas escolas agrícolas sob a direção do Governo do Estado.

Participaram do encontro, representantes das escolas: Raldir Bastos, Didácio Silva, Duque de Caxias, João Henrique, Júlia Mendes e Milton Aguiar.


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