Ícone buscar

Jovens da Unidade Escolar Lucas Meireles visitam a Serra da Capivara

  • 03/12/2013


A Unidade Escolar Lucas Meireles, localizada na zona rural de Teresina, no assentamento 17 de Abril realizou entre os dias 28 e 30 de Novembro uma atividade no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, sul do estado do Piauí.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer cinco Sítios Arqueológicos, e ainda, o Museu do Homem Americano. As atividades envolveram os eixos de ciências humanas e ciências da natureza com a participação das disciplinas de história do Piauí, Geografia do Piauí, Biologia (fauna e flora), bem como a disciplina de Artes sobre as pinturas rupestres. 

"A viagem foi muito legal, conhecemos e aprendemos coisas novas com pessoas experientes", relatou Juliana Carvalho, aluna do 1º ano tarde. "O passeio foi uma experiência inesquecível. Eu e meus colegas recebemos informações sobre a cultura local, pintura rupestre e sobre o cotidiano do homem pré-histórico. No Museu, aprendemos como são feitas as escavações, que são muito demoradas, e feitas com muito cuidado", concluiu.

O passeio contou com a participação de três professores, coordenação pedagógica, direção e 40 alunos do ensino médio.

O coordenador pedagógico, Adilson de Apiaim falou sobre a experiência. "Conhecer a história de nossos antepassados possibilita sairmos da alienação e da ignorância política e cultural da educação burguesa. As atividades práticas de observação possibilitam aos educandos o desenvolvimento do senso crítico sobre as riquezas culturais, sociais e históricas, bem como o reconhecimento de sua cultura e de sua história como ’ferramenta’ na emancipação humana", destacou Adilson. 

Outras experiências

Em seguida a equipe da U.E Lucas Meireles seguiu viagem para São João do Piauí. Lá, conheceram e interagiram com os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Francisca Trindade.
No dia 29, a visitação aconteceu no assentamento Marrecas, zona rural do município. A atividade promoveu o encontro com alunos da U. E. Paulo Freire. "É muito gratificante proporcionar aos alunos um projeto interdisciplinar. Esses dias eles aprenderam sobre o berço do homem, a convivência do homem do campo com o Semiárido piauiense e outras tantas realidades", comentou Horlan de Paula, professor de Geografia.

Na oportunidade, os alunos puderam relacionar o trabalho de campo com as aulas teóricas desenvolvidas em sala de aula. Possibilitou novos horizontes de compreensão, a valorização da cultura local, das riquezas naturais, buscando a valorização do patrimônio histórico, bem como a projeção de novos valores.

O aluno Jailson dos Santos Sousa descreveu o sentimento adquirido na viagem. "A viagem foi muito boa. A hospitalidades das pessoas, a organização das atividades, tudo feito da melhor forma. Queria agradecer a oportunidade de viajar, trocar experiências e conhecer espaços tão significativos e tão importantes da cultura piauiense", relatou.

Outras Notícias

Notícias
26/06/2025

Seduckathon 2025: estudantes escolhem destinos do intercâmbio internacional e compartilham expectativas para a viagem

Notícias
26/06/2025

Seduckathon 2025 premia 130 estudantes com intercâmbio internacional e celebra a nova era da educação pública do Piauí

Notícias
25/06/2025

Seduckathon 2025: streamer Thaiga afirma que paixão, tecnologia e Escola Pública podem jogar no mesmo time

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica