Ícone buscar

Estudantes que participaram da Conferência Nacional pelo Meio Ambiente chegam a Teresina

  • 29/11/2013

Cerca de 24 estudantes piauienses, participaram da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA que aconteceu em Brasília de 23 a 28 de novembro de 2013, chegaram no último dia 28, na capital.

"Foi uma experiência maravilhosa, gostamos muito, aprendemos várias coisas, nos integramos com os delegados do estado e fizemos amizades com estudantes de todo o Brasil", conta a aluna/delegada da Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo, Maria Gilbervânia de Pio IX.


A conferência é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Os delegados são alunos de escolas municipais e estaduais que foram selecionados de 24 municípios, além de assentamentos regulares e comunidades quilombolas. Eles participaram do evento com uma apresentação em conjunto. ?Mostramos o início da história do Piauí, onde cada pessoa estava caracterizada com pinturas rupestres?, disse Débora Adrielle, aluna/delegada da Unidade Escolar Maria Modestina de Alencar.


"Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis" foi o tema da CNIJMA, que teve o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.


Outras Notícias

Notícias
26/08/2025

Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Notícias
25/08/2025

Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

Notícias
22/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí