"Direitos Humanos Direitos de Todos". É com esse tema que os alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti Didácio Silva, localizado na zona sudeste de Teresina, realizam o Projeto Didácio Arte, que este ano está na sua 7ª edição.
Durante a manhã desta quarta-feira (27), foram iniciados os trabalhos, começando com palestras educativas. Uma delas contou com a participação do Major Adriano Lucena, da CIPTran, que explicou aos estudantes a importância da educação no trânsito e como prevenir acidentes. Palestras sobre prevenção no uso de drogas, saúde e discriminação.
Proposto como a sétima avaliação, o Didácio Arte requer o empenho de todos os alunos na realização e apresentação dos trabalhos e tem o intuito de provocar a criatividade e a integração de toda a comunidade escolar.
"Esse projeto é uma forma de integração, pois todos nós colocamos nossa criatividade em prática, cada um colaborando com o outro para que tudo saia bem e o nosso evento seja grandioso", é o que afirma o estudante do 3º ano, Sávio Carreiras.
Além de palestras, atividades culturais como dança, paródias, exposição de projetos desenvolvidos na escola, desfile e outros trabalhos fazem parte dessa iniciativa que mobiliza cerca de 530 alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O direito do idoso, ao lazer, da criança e do adolescente fundamentaram essas apresentações.
Para a diretora da escola, Tetê Castro, esse evento é o mais importante da escola, pois integra tudo o que foi desenvolvido durante o ano letivo e estimula o conhecimento de todos. "Esse projeto é a cara da escola, através dele conseguimos manter nossos estudantes fora do álcool, das drogas e violência. Conseguir resgatar uma escola por meio da arte, é muito gratificante", declara.
Representando a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) na abertura do evento, o gerente da 21ª GRE (Gerência Regional de Educação), Alerto Machado, falou da importância de atividades como essa para a escola. "Esse evento gera conhecimento, respeito, cidadania e é muito importante para a educação dos nossos jovens. Ele é muito mais do que uma simples feira de ciências", comenta.
O Didácio Arte segue com sua programação até a próxima sexta-feira (29) nos turnos manhã e noite, na sede da escola, localizada na Rua 80, 2975, Dirceu Arcoverde II e na Praça do Mercado, ao lado da estação final do Metrô.