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Secretário participa da abertura da formação do Projovem Urbano

  • 25/11/2013


O secretário de educação, Átila Lira, participou nesta segunda-feira, 25, da abertura do curso de formação dos professores do Projovem Urbano, que acontece no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, no período  de 25 a 29 de novembro. A proposta do programa é resgatar os jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.

Segundo Átila Lira, o Piauí está na sua segunda etapa do Projovem Urbano com 9 mil alunos, contemplando assim todas as regiões do Piauí. "Na primeira etapa contemplamos 6 mil alunos, agora iniciamos essa nova etapa que será concluída em 2014. Como estímulo cada aluno recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100.", explica o secretário.

Os professores destacam os diferenciais do programa. De acordo com o professor Adriano Ribeiro Soares, do município de Anísio de Abreu, a maior importância do Projovem é por permitir a conclusão do Ensino Fundamental em um período de um ano e meio. "Além disso, os alunos ainda fazem nesse período uma formação profissional e ainda tem as Salas de Acolhimento para deixar os filhos", explica o professor.

Para a professora Marinalva Pacheco, do município de Colônia do Piauí, o grande papel do Projovem é corrigir a distorção idade-série, estimulando a continuação dos estudos de quem há anos parou de estudar. "O programa vai melhorar a auto-estima e possibilitar novas expectativas de pessoas que pararam de sonhar, que deixaram de investir numa formação", avalia.

Segundo a coordenação do Projovem Urbano na Seduc, ao longo de 18 meses de atividades eles concluem o Ensino Fundamental e também fazem um ensino profissionalizante. "Cada município trabalha com o Ensino Profissionalizante em áreas específicas como  por exemplo: saúde,  construção reparos, serviços domésticos, alimentação e telemática", explica Cira Guedes, assistente pedagógica do programa.

DIFERENCIAL SÃO SALAS DE ACOLHIMENTO

Um dos diferenciais desse programa são as Salas de Acolhimento. Essas salas consistem em um espaço onde os pais deixam os filhos enquanto estão na sala de aula. "Cada núcleo conta com dois educadores de acolhimento de crianças. As crianças se divertem em salas de recreação enquanto os pais estudam", explica Cintia Raquele Mendes, assistente pedagógica.


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