Ícone buscar

Guia de redação do Enem começa a chegar às escolas públicas

  • 20/09/2012


Começou a distribuição do guia de redação do Enem às escolas públicas de todo o Brasil. Distribuído pelos Correios, o impresso de 52 páginas se destina a funcionar como material didático para os participantes e professores, na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. O "Guia do Participante" a redação do Enem 2012" foi elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).



A publicação atende ainda aos participantes que demandaram atendimento especial: 5.879 receberão a versão ampliada do manual - no momento da inscrição eles declararam deficiência visual - enquanto outros 345 obterão a versão em Braille. A tiragem total do Guia chega a quase 1.4 milhão de exemplares. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro a 5.790.989 candidatos, em 1.612 municípios. Os cartões de confirmação da inscrição serão entregues durante o mês de outubro.  

Exame Nacional do Ensino Médio 

Até 2008, o Enem era uma prova com 63 questões interdisciplinares, voltado para avaliar a qualidade do ensino médio no País. A partir de 2010, após reformulação, a maioria das instituições federais passou a usar o Enem para o ingresso dos alunos, no lugar do antigo vestibular. A prova aborda, desde então, o currículo do Ensino Médio diretamente e, além de redação, o novo exame passou a ser composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo é composto por 45 itens de múltipla escolha. Confira a Cartilha.

Mais Informações:

Ensino Médio Seduc

(86) 3216-1561


 

Outras Notícias

Notícias
28/06/2025

Secretário Washington Bandeira visita obras de reforma e ampliação do CETI Helvídio Nunes em Paes Landim

Notícias
27/06/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Jacob Demes em Floriano

Notícias
27/06/2025

Alunos do interior do Piauí conquistam o mundo com projetos de sustentabilidade, tecnologia e educação financeira

Notícias
27/06/2025

Telescópio produzido por Estudantes Seduc é entregue a ganhador do Prêmio Nobel de Física em Londres

Notícias
27/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes de Paulistana e Cocal dos Alves ganham intercâmbio educacional para EUA com projeto que transformam problemas ambientais em soluções criativas

Notícias
26/06/2025

Do litoral do Piauí para a Coreia do Sul: estudantes do Ceti Liceu Parnaibano vencem Seduckathon com jogo para alunos com dificuldade de aprendizagem