Ícone buscar

Alfabetização na idade certa: Seminário discute melhorias sobre o Pnaic

  • 14/11/2013



 
A alfabetização é o passo mais importante na vida escolar. Ela é responsável pelo sucesso em todas as outras etapas de ensino, contribuindo diretamente na formação social e cultural dos estudantes. É com esse pensamento que acontece, nesta quinta-feira (14), o I Seminário Intermunicipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic. O encontro, sediado na cidade de Castelo do Piauí, reuniu 11 municípios para debaterem e trocarem experiências exitosas com o foco no aprimoramento das ações pedagógicas.
 
O Piauí deu um passo à frente no que diz respeito à educação voltada para alfabetizar no período correto. O Palavra de Criança, implantado no estado por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), serviu de modelo para a criação do Pnaic. O Pacto busca a união de todos que fazem a educação para que as crianças cheguem aos oitos anos de idade possuindo habilidades na leitura, escrita e domínio sobre as quatros operações matemáticas.


 
Nemone Pessoa, coordenadora Estadual de Programas de Alfabetização da Seduc, representou o secretário Átila Lira no Seminário e destacou a importância do encontro para a melhoria das práticas de ensino e aprendizagem.
 
"O nosso Estado já vem lutando pela causa da alfabetização na idade certa, antes mesmo da formação do pacto. O governador Wilson Martins e o secretário Átila entendem a importância desse trabalho para garantir o melhor desempenho dos nossos alunos em todas as fases de aprendizagem. Com nossas crianças alfabetizadas no período adequado, nós iremos evitar problemas de evasão, distorção e repetência", afirma a coordenadora.


 
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa atua no sentido de capacitar os professores (alfabetizadores), além do incremento de jogos, material didático, dinâmicas e outras metodologias de ensino voltadas para resultados.
 
De acordo com Amparo Maia, secretária municipal de Educação de Castelo, o momento permite a ampliação do conhecimento no âmbito da alfabetização. "Nós somos o primeiro município a sediar esse Seminário. A educação é uma construção coletiva e por isso é importante trocar experiências para fazermos a alfabetização acontecer de maneira cada vez mais eficaz", destaca.


 
Palestras, mesa redonda, dinâmicas e apresentações de trabalhos fazem parte da programação do Seminário, que segue até o final da tarde desta quinta (14).
 
Municípios participantes:
 
Assunção do Piauí
Boa Hora
Boqueirão
Buriti dos Montes
Cocal de Telha
Campo Maior
Castelo do Piauí
Juazeiro do Piauí
Teresina
São João da Serra
São Miguel


Outras Notícias

Notícias
26/08/2025

Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Notícias
25/08/2025

Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

Notícias
22/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí