Os instrumentos avaliativos e seus resultados nas avaliações usadas através do programa Palavra de Criança e do Provinha Brasil foram o tema no último dia do 5º Seminário de Formação do Programa Palavra de Criança, realizado no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire envolvendo aproximadamente 200 municípios do Piauí esta semana.
O trabalho de avaliação do Programa Palavra de Criança e do PNAIC é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação, Seduc, em parceria com o UNICEF, a Universidade Federal do Ceará (UFC). "É um trabalho interessante do ponto de vista científico para universidade porque a gente tem um bom quantitativo de municípios e crianças avaliadas. Isso para universidade é um retorno muito bom no que se refere à pesquisa. E no campo da intervenção da gestão temos tido resultados interessantes porque temos visto o envolvimento cada vez maior, e mais crescente desses municípios, dos professores, dos parceiros em relação ao problema de alfabetização" avalia Ana Paula.
De acordo com a representante da Universidade Federal do Ceará, Ana Paula de Medeiros, o resultado dessas avaliações trazem indicadores importantíssimos para o trabalho pedagógico do professor. "À medida que esses indicadores revelam em que habilidades os alunos estão demonstrando maior dificuldade, revela um esforço maior que a escola e o professor precisam ter para sanar aquelas dificuldades", explica Ana Paula.
A representante da UFC destaca que sem a avaliação e sem esses indicadores não é possível o professor ter esse panorama e poder diagnosticar com mais precisão onde deve mudar a estratégia de trabalho. "A avaliação serve justamente para indicar em que pontos do processo de alfabetização os alunos estão com maiores dificuldades para que o professor possa replanejar sua prática, redistribuir suas atividades e fazer um trabalho mais direcionado", diz.
Municípios fazem monitoramento dos instrumentos de avaliação na educação
Para os coordenadores municipais do programa Palavra de Criança esse trabalho de formação sobre o monitoramento de instrumentos avaliativos do Provinha Brasil e do programa Palavra de Criança são de fundamental importância para a educação municipal.
"Esse treinamento sobre os instrumentos de avaliação é importante por trazer muitas inovações ao município na forma de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido na educação.", diz a coordenadora do programa no município de Boqueirão do Piauí, Zenilde Gomes da Silva.
Para a coordenadora do Palavra de Criança no município de Currais, Elisangela Sousa Castro, essa formação do Palavra de Criança em parceria com o PNAIC é de fundamental importância para o município. " Com esse trabalho sobre avaliação a gente consegue diagnosticar as etapas em que nosso município se encontra, saber o patamar e as habilidades de cada faixa etária", avalia.