Professores e autoridades participam da aula inaugural do Profuncionário
14/09/2012
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14) a aula inaugural do Programa de Formação Técnica dos Funcionários da Educação (Profuncionário), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi). Além dos participantes do curso, estiveram presentes também o Secretário da Educação, Átila Lira; o reitor do IFPI, Francisco Santana; o Superintendente de Gestão da Seduc, Raimundo Neto de Carvalho e o diretor de Educação Técnica e Profissional, Reinaldo Lopes.

O Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação, compatível com a atividade que exerce na escola. A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira. Inscrita no para o curso de Multimeios Didáticos, Vanilza Laiana confirma a importância do curso e declara que este Programa servirá para se qualificar profissionalmente e ainda ter retorno financeiro como consequência.
O Decreto 7.415 de 30 de dezembro de 2010 institui a política nacional de formação dos profissionais da educação básica e dispõe sobre a formação inicial em serviço dos funcionários da escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionário.
?Fico feliz que as autoridades do nosso Estado se preocupem com uma capacitação para os profissionais da educação, que é de extrema importância, pois através dela, os professores terão mais conhecimento a respeito das atividades que ele pratica na escola, sem falar na motivação financeira?, afirma o tutor Francisco Maycon Soares.
?Gostaria de agradecer em nome do Governador Wilson Martins ao Governo Federal através do Instituto Federal pelo compromisso para com o desenvolvimento regional e local através deste programa?, declara Átila Lira. ?Em 2012, serão ofertadas 1.163 vagas aos trabalhadores da Educação Piauiense através da oferta dos Cursos Técnico em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar na modalidade à distancia?, completa.