A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Projeto Conhecendo Teresina leva alunos da escola pública às ruas da Capital
18/09/2012
Os alunos do 7º ao 9º do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Solange Viana, Promorar, estão aprendendo de uma maneira diferente sobre a história e a cultura da Capital do Piauí. O projeto "Conhecendo Teresina" ensina in loco fatos históricos e culturais da Cidade.
Segundo a diretora Joselina Ferreira, o Projeto visa conhecer Teresina através de seus diferentes espaços e paisagens, fazendo uma interação do conteúdo trabalhado em sala de aula.
"Esse trabalho visa compreender a história de Teresina através de alguns pontos turísticos, percebendo a paisagem da Capital através de suas diferentes manifestações culturais antrópicas, assim como sua apropriação e transformação pela ação da coletividade de seu grupo social", destaca Joselina.
Os alunos visitaram espaços como o Museu do Piauí Odilon Nunes; Projeto Lagoa do Norte; Parque Ambiental Encontro dos Rios de Teresina; Bairro Olaria; Polo Cerâmico do Poti Velho e Ponte Estaiada João Isidoro França.
A temática Conhecendo Teresina foi escolhida por permitir aos alunos reconhecer e valorizar os diferentes espaços turísticos de Teresina, assim como permitir uma interação com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Foram feitas leituras dos seguintes autores: Lima (2010), Lima e Abreu (2010), Portela e Gomes (2005), dentre outros. A metodologia utilizada foi visita in loco aos espaços mencionados, com a participação de 57 alunos e 8 professores com apoio da direção escolar, acompanhados de uma pauta de observação para coleta de dados no dia 14 de setembro de 2012 visando a produção de relatórios.
Os resultados apontam a importância de uma prática pedagógica em que haja interação entre professores e alunos, possibilitando uma aprendizagem significativa na relação conteúdos discutidos em sala de aula com a prática de ensino.
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