No Dia Nacional do Livro, Seduc destaca a importância da leitura
29/10/2013
Em 29 de outubro de 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, nesse dia foi fundada a Biblioteca Nacional e esta foi a data escolhida para comemorar o dia nacional do livro.
A leitura é peça fundamental na formação do cidadão, proporcionando conhecimento e diversão aos que buscam o seu acesso, além de contribuir com o desenvolvimento da linguagem e da escrita.
No Piauí, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) desenvolve através do Programa "Palavra de Criança", o Projeto "Clubinho de Leitura".
A proposta do clubinho é estimular o conhecimento do alfabeto e incentivar a leitura criando uma relação lúdica com o livro. As obras disponibilizadas são escolhidas especialmente para essa finalidade.
Segundo Nemone Pessoa, coordenadora do programa Palavra de Criança, os livros são todos adaptados à Nova Ortografia, fazendo com que o leitor mirim aprenda a forma correta da escrita e o uso das palavras sem nenhum esforço. "Leitura nada mais é do que diversão. O livro abre as portas para um universo novo, te leva para lugares que você não conhece. Por isso, levaremos obras de diversos tipos, voltadas para crianças de todas as idades e adaptadas à Nova Ortografia", explica.
Aquisição de Livros Didáticos
A Seduc, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) trabalha anualmente com a aquisição de novos exemplares. O objetivo é prover as Escolas da Rede Pública Estadual com livros dos Ensinos Fundamental e Médio, além de dicionários.
Joana Batista, supervisora do livro didático, na Secretaria de Educação, explica como as Unidades Escolares são abastecidas. "As obras possuem a vida útil de 03 anos. Realizamos a reposição a partir do censo escolar do ano anterior, esse nos dá a quantidade de livros necessária para cada Escola", destaca.
Além do PNLD, a Seduc também executa o Programa Nacional Biblioteca nas Escolas (PNBE). Esse consiste em renovar o acervo das bibliotecas das Escolas da Rede Pública. Títulos de estilos como Literatura em geral, Prosa, Poesia e Novelas podem ser encontrados, todos escolhidos de acordo com a faixa etária dos alunos.
"É importante que as nossas crianças e jovens leiam cada vez mais. Ir a uma biblioteca é ampliar o conhecimento e estimular o gosto pela leitura", conclui Joana.