O Governo do Estado do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Unibanco assinam, nesta quarta-feira (19), o Termo de Cooperação Técnica de Implantação do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro. A cerimônia acontecerá no Palácio de Karnak, às 12h.
Após a grande expansão da oferta do Ensino Médio no Piauí, a Seduc, em parceria com o Mec, passou a se concentrar em aspectos relacionados à permanência do aluno na escola e à qualidade dos serviços oferecidos.
Pensando nisso, o Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI foi criado como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio.
Desde fevereiro de 2012, a Seduc vem trabalhando em parceria com o Instituto Unibanco na gestão do ProEmi. Com a implantação do Projeto Jovem de Futuro já foram realizadas formações de gestores e supervisores, monitoramento e avaliação das 06 escolas que já participavam do ProEmi e mais o atendimento de 68 novas escolas, totalizando 74 escolas e mais de 36 mil alunos beneficiados com o Programa, em 40 municípios do Estado.
A meta é beneficiar todas as escolas de Ensino Médio com a inclusão progressiva ao longo dos próximos anos. "Entre 2012 e 2017, o Projeto estará presente em todas as escolas públicas de Ensino Médio do Piauí, contribuindo efetivamente para universalizar o acesso à educação no estado, além de melhorar a qualidade do ensino", afirmou o secretário da Educação, Átila Lira.
Segundo a gerente de Ensino Médio da Seduc, Marcoelis Pessoa, o programa deve chegar a mais 175 escolas já agora em 2013. "Para 2014, a meta é atingir mais 222, e em 2016, atingir mais 25, totalizando 496 escolas e universalizando o programa em todas as escolas de Ensino Médio no Piauí inteiro", explica a gerente.
O evento de lançamento oficial contará com a presença do Governador do Estado, Wilson Martins; do Secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira; do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, além de gerentes regionais, professores, alunos e técnicos da Educação, além de gestores de escolas e convidados.