Ícone buscar

Piauí abre debates da etapa estadual da II Conferência Nacional de Educação

  • 22/10/2013



O Fórum Estadual de Educação do Piauí (FEE-PI) abre nesta quarta-feira (23) a Conferência Estadual de Educação, etapa obrigatória da II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). O encontro, que segue até a sexta-feira (25), será realizado no Auditório Cajuína, no Atlantic City Club, em Teresina.

As contribuições e propostas elaboradas nas Conferências Municipais e/ou Intermunicipais de Educação serão analisadas e debatidas durante a conferência estadual.

Os delegados eleitos na etapa municipal para representar os diversos segmentos sociais do estado se reúnem mais uma vez para avaliar as contribuições propostas e aquelas que vierem a ser aprovadas, farão parte de um documento que o Piauí encaminhará para o Fórum Nacional de Educação (FNE). Estarão presentes 937 delegados representando todos os segmentos da sociedade civil dos 224 municípios do Piauí.

O texto do Documento Estadual ajudará a compor o Documento Base da Conae 2014 que será discutido na etapa nacional, de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília. No debate em Teresina, também serão eleitos os representantes do estado para o encontro na capital federal.

Conae 2014

A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

A conferência possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

A Conae/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013.

O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos - profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.

Assim, por meio da CONAE de 2014, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública.

Confira a programação:


1º DIA
23/10/2013

16h30 - Credenciamento      
19h00 - Solenidade de abertura - Apresentação cultural
20h30 - Conferência de Abertura: O PNE e o Sistema Nacional Articulado de Educação
Conferencista: Prof. Francisco das Chagas Fernandes - Coord. do Fórum Nacional de Educação
21h30 - Plenária de Aprovação do Regimento
22h00 - Coquetel

2º DIA
24/10/2013

08h00 - Apresentação cultural
08h30 - Colóquios
10h20 - Coffee Break
11h00 - Plenárias de Eixo
12h30 - Almoço                                                               
14h00 - Apresentação Cultural
14h30 - Plenárias de Eixo (continuação)
15h30 - Coffee Break
16h00 - Plenária Geral
18h00 - Jantar

3º DIA
25/10/2013

08h00 - Apresentação Cultural
08h30 - Plenária Geral (continuação)
10 h30 - Coffee Break
11h00 - Plenária Geral (continuação)
12h30 - Almoço
14h00 - Ginástica laboral
14h30 - eleição de delegados para a Conae/2014
16h30 - Plenária Final (encerramento)
17h00 - Coffee Break


Outras Notícias

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação