Pesquisadores da Holanda, da Inglaterra e da Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram, na manhã desta quinta-feira, 10, da programação do IV Seminário de Formação do Programa Palavra de Criança que está sendo realizado, de 09 a 11 de outubro, no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, com a participação de coordenadores municipais de mais de 200 municípios.
De acordo com a
Superintendente de Gestão da Secretaria de Estado da Educação, Helena Oliveira,
a vinda dos pesquisadores foi motivada pelo empenho de como esse programa está
sendo conduzido no estado. "Quando você oferece aquilo que está surtindo
efeito, a gente começa a ser visto bem diferente. E é isso que o Piauí está
fazendo. O governador Wilson Martins, o secretário da Educação Átila Lira e
toda equipe da Seduc com a adesão do UNICEF e a parceria com o Instituto Probem
tem trabalhado em conjunto nesse sentido", diz Helena.
Segundo Iolanda Rêgo,
Superintendente de Gestão da Seduc, o Palavra de Criança é prioridade porque ele vai contribuir com a melhoria da
qualidade do ensino, começando da base. "E se tivermos uma base bem feita, o ensino médio e o ensino superior
serão melhores. O Palavra de Criança está na lista de prioridades do Secretário
e Do Governo do Estado", disse Iolanda.
A Superintendente de Ensino da
Seduc, Joara Ribeiro, explica o Programa. "É uma experiência de
alfabetizar as crianças na idade certa e estamos contando com o apoio e esforço
conjunto de varias instituições, dos coordenadores nos municípios e do Governo
do Estado. Para nós da Seduc é importante no sentido de avançarmos no conjunto
das políticas educacionais, em tempo integral e da educação básica como um
todo", disse.
Pesquisadores avaliam o
engajamento do Unicef na área educacional no Piauí
Para o pesquisador Chistopher
Tanner, do Reino Unido, a equipe que veio avaliar a experiência do Unicef com o
Governo do Piauí na melhoria da qualidade dos indicadores educacionais faz
parte de um trabalho de avaliação de um aspecto
especifico do programa do Unicef. "Estamos avaliando a maneira que o
Unicef está engajado com a população, com o governo para definir novas linhas e
políticas de trabalho na área educacional", explica o pesquisador,
acrescentando que esse trabalho está sendo feito além do Brasil em mais quatro
países.
A pesquisadora Ana Paula de Medeiros Ribeiro, professora da
UFC, destacou que a Universidade do Ceará, que desde 2008 é parceria da Seduc,
e no início era responsável pela elaboração da Provinha e pela avaliação do Programa,
esse ano está com uma proposta mais ampliada. "Viemos apresentar o Projeto
Aprender Juntos, que é uma proposta de sensibilização das escolas e dos
municípios em prol de uma educação integral", explicou a professora Ana
Paula.
De acordo com o Gestor de
Programas do Unicef, Rui Aguiar, depois de três anos trabalhando enfatizando a
alfabetização de crianças o Unicef está iniciando uma nova fase do programa que
é a promoção da educação integral. "E a alfabetização de crianças é o 1º
passo. A ênfase continua do 1º ao 3º
ano. A ideia é que uma vez que as crianças já tenham as condições de
alfabetização, já sabendo ler e escrever que possamos explorar outros campos,
por exemplo, o uso da literatura infantil, os esportes, jogos pedagógicos,
etc", explica Rui.
Municípios destacam importância
do Programa
De acordo com Rosevênia Soares, do município
de Angical, o Palavra de Criança dá sustentação para que os professores possam
colocar em prática a alfabetização na idade certa "O Palavra de Criança dá
suporte para a gente na questão pedagógica. Ele é a base para a gente dar um
salto em relação ao PNAIC", explica Rosevânia
Soares.
Já para a coordenadora do Programa, do município de União, Mirane Sampaio, a importância do Palavra de Criança é que ele vem assessorar o PNAIC na parte técnica pedagógica para que os diretores e coordenadores trabalhem melhor o monitoramento desse programas dentro das escolas. "Esperamos que com esse programa possamos melhorar nosso IDEB", analisa.