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Pesquisadores da Holanda e Inglaterra participam de Encontro do Palavra de Criança

  • 10/10/2013

Pesquisadores da Holanda, da Inglaterra e da Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram, na manhã desta quinta-feira, 10, da programação do IV Seminário de Formação do Programa Palavra de Criança que está sendo realizado, de 09 a 11 de outubro, no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, com a participação de coordenadores municipais de mais de 200 municípios.

De acordo com a Superintendente de Gestão da Secretaria de Estado da Educação, Helena Oliveira, a vinda dos pesquisadores foi motivada pelo empenho de como esse programa está sendo conduzido no estado. "Quando você oferece aquilo que está surtindo efeito, a gente começa a ser visto bem diferente. E é isso que o Piauí está fazendo. O governador Wilson Martins, o secretário da Educação Átila Lira e toda equipe da Seduc com a adesão do UNICEF e a parceria com o Instituto Probem tem trabalhado em conjunto nesse sentido", diz Helena.

Segundo Iolanda Rêgo, Superintendente de Gestão da Seduc, o Palavra de Criança é prioridade  porque ele vai contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, começando da base. "E se tivermos uma base bem feita, o ensino médio e o ensino superior serão melhores. O Palavra de Criança está na lista de prioridades do Secretário e Do Governo do Estado", disse Iolanda.

 

A Superintendente de Ensino da Seduc, Joara Ribeiro, explica o Programa. "É uma experiência de alfabetizar as crianças na idade certa e estamos contando com o apoio e esforço conjunto de varias instituições, dos coordenadores nos municípios e do Governo do Estado. Para nós da Seduc é importante no sentido de avançarmos no conjunto das políticas educacionais, em tempo integral e da educação básica como um todo", disse.

Pesquisadores avaliam o engajamento do Unicef na área educacional no Piauí

Para o pesquisador Chistopher Tanner, do Reino Unido, a equipe que veio avaliar a experiência do Unicef com o Governo do Piauí na melhoria da qualidade dos indicadores educacionais faz parte de um trabalho de avaliação de um aspecto  especifico do programa do Unicef. "Estamos avaliando a maneira que o Unicef está engajado com a população, com o governo para definir novas linhas e políticas de trabalho na área educacional", explica o pesquisador, acrescentando que esse trabalho está sendo feito além do Brasil em mais quatro países.

 

A pesquisadora  Ana Paula de Medeiros Ribeiro, professora da UFC, destacou que a Universidade do Ceará, que desde 2008 é parceria da Seduc, e no início era responsável pela elaboração da Provinha e pela avaliação do Programa, esse ano está com uma proposta mais ampliada. "Viemos apresentar o Projeto Aprender Juntos, que é uma proposta de sensibilização das escolas e dos municípios em prol de uma educação integral", explicou a professora Ana Paula. 

 

De acordo com o Gestor de Programas do Unicef, Rui Aguiar, depois de três anos trabalhando enfatizando a alfabetização de crianças o Unicef está iniciando uma nova fase do programa que é a promoção da educação integral. "E a alfabetização de crianças é o 1º passo.  A ênfase continua do 1º ao 3º ano. A ideia é que uma vez que as crianças já tenham as condições de alfabetização, já sabendo ler e escrever que possamos explorar outros campos, por exemplo, o uso da literatura infantil, os esportes, jogos pedagógicos, etc", explica Rui.

Municípios destacam importância do Programa

De acordo com Rosevênia Soares, do município de Angical, o Palavra de Criança dá sustentação para que os professores possam colocar em prática a alfabetização na idade certa "O Palavra de Criança dá suporte para a gente na questão pedagógica. Ele é a base para a gente dar um salto em relação ao PNAIC", explica Rosevânia  Soares.   

Já para a coordenadora do Programa, do município de União, Mirane Sampaio, a importância do Palavra de Criança é que ele vem assessorar o PNAIC na parte técnica pedagógica para que os diretores e coordenadores trabalhem melhor o monitoramento desse programas dentro das escolas. "Esperamos que com esse programa possamos melhorar nosso IDEB", analisa.


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