O I Simpósio Internacional de
Geografia Agrária realizado em João Pessoa, na Paraíba, teve como um dos destaques a experiência do
Programa Projovem Campo - Saberes da Terra, que está formando sua primeira
turma de especialistas em educação do campo, no estado do Piauí.
O professor Juscelino Lima,
que faz parte do quadro docente do projeto Projovem Campo- Saberes da Terra, é
autor do artigo "Ensinando no Campo, Dialogando na Cidade: Trajetória e Resultados em uma Formação
Continuada no Estado do Piauí" e foi convidado a mostrar a experiência do
Piauí, que é inédita nessa área, durante o Simpósio realizado no final de
setembro, na Paraíba.
Segundo ele, o resultado desse
trabalho tem reflexos que vão além da sala de aula, mas refletem,
principalmente, nas políticas públicas voltadas para o município na área rural.
Através desse programa, a Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), através do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está formando no próximo dia 11 de outubro, 207 especialistas, de 48 municípios do estado do Piauí.
Um dos principais diferenciais
desse programa é a aplicação prática nos respectivos municípios da teoria que
os alunos receberam durante o curso. "Essa turma que está se formando é uma
turma piloto que teve formação de um ano e meio. Mas a experiência deu tão
certo que já iniciamos uma segunda turma em setembro", diz a coordenadora da
Especialização Evana Araújo.
Para o aluno Joaquim Gonçalves
Neto, do município de Alegrete do Piauí, que dia 11 também receberá o título de
especialista, o curso rendeu bons frutos. "Seja como professor na comunidade do município onde participo, seja
como produtor, também pude perceber que
é por meio do diálogo científico que o homem é capaz de progredir e buscar soluções
para seus problemas", diz.
Para os especialistas, o
Projovem Campo - Saberes da Terra representa, sobretudo, a superação de um
modelo de educação "importado" da educação urbana, o que demonstra alienação na
forma de fazer educação. Visando contextualizar o aluno, a especialização foi
dividida entre atividades acadêmicas, através dos Encontros de Formação e os
Seminários Estaduais e atividades práticas voltadas para a realidade de cada
município, através das Oficinas denominadas "Tempo Escola".