A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Formação de educadores para a Olimpíada de Língua Portuguesa tem início em Teresina
19/09/2013
Técnicos das secretarias de educação municipais e estadual estão participando da etapa de formação de educadores para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olpef). A formação acontece nos dias 19 e 20 de setembro, no espaço da Escola de Contas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) coordena o encontro que tem por objetivo ampliar a rede de ancoragem da Olpef, formando multiplicadores para os municípios do Estado do Piauí, através da reflexão sobre o ensino de leitura e escrita com foco em gênero, discussão sobre o papel do formador e o planejamento do trabalho de multiplicação, de acordo com as orientações trabalhadas no encontro.
Antonieta Rizzotti, representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) explica que "a olimpíada é mais que um concurso de texto, é um projeto de formação que realiza um concurso de texto para os alunos nos anos pares e que nos anos ímpares realiza formações presenciais e à distância para os professores, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras".
Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, dividido em quatro gêneros de produção: crônica, poema, artigo de opinião e memórias literárias, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Nesta formação, ministrada pela professora Shirlei Alves, da Universidade Estadual do Piauí, estão participando 15 técnicos das secretarias municipais de educação do estado, além de 30 técnicos da Seduc.
"A função deles é receber a formação e preparar seus planejamentos de formação como multiplicadores para os municípios em que trabalham, criando uma rede de ancoragem para que formadores, professores e alunos participem da olimpíada. Hoje, praticamente todas as escolas do estado participam da olimpíada", afirma Shirlei.
"Em todas as formações que tenho presenciado aqui no Piauí é latente a vontade e o interesse dos professores em aprender e trocar ideias. Professores que vem de longe e que aproveitam esses momentos para se qualificar e multiplicar esse aprendizado. É gratificante", finaliza Antonieta.
A Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Podem participar professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Outras Notícias
Notícias
10/11/2025
Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis
Notícias
09/11/2025
Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc
Notícias
09/11/2025
Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025
Notícias
08/11/2025
Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem
Notícias
08/11/2025
Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)
Notícias
07/11/2025
Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.