Ícone buscar

Segunda etapa da 9ª Obmep acontece no próximo sábado (14)

  • 10/09/2013

 

Mais de 950 mil estudantes vão participar da segunda fase da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2013 (Obmep), no próximo dia 14 de setembro. Os estudantes que chegaram à segunda etapa vão concorrer a 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 4,6 mil de bronze e até 46,2 mil certificados de menção honrosa, além de bolsas de estudos em Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). Professores, escolas e secretarias de educação também recebem prêmios.

Serão cerca de 590 mil alunos do ensino fundamental (níveis 1 e 2) e 367 mil do ensino médio (nível 3), que farão as provas em mais de nove mil Centros de Aplicação, distribuídos em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Classificaram-se para a 2ª etapa em torno de 5% de alunos de cada escola com maior pontuação.

Igor Rogério, aluno do 1° ano do ensino médio do Liceu Piauiense, se mostra otimista e espera atingir bons resultados na Obmep 2013.

"É a primeira vez que participo dessa competição e quero ganhar uma medalha. Apesar da prova da 1ª fase ter sido um pouco complexa, acho que dá pra ter um bom resultado, pois temos um ótimo ensino de matemática aqui no Liceu", afirma confiante o aluno.

Já o diretor da escola, Avelar Almeida, revela que além do horário estendido por conta da modalidade tempo integral, no Liceu foi criada uma aula extra, para preparar melhor os alunos em eventos como este.

"Criamos aqui o que nós chamamos de 10° horário. Alunos do 3º ano do ensino médio recebem um acréscimo na carga horária de uma aula, afim de prepará-los melhor para a OBMEP, outras olimpíadas e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)", ressalta o diretor.

Conforme o regulamento, as provas da segunda fase serão discursivas e os estudantes terão três horas para resolver os problemas. Fiscais selecionados pela coordenação da olimpíada aplicarão os testes em centros escolares a serem definidos e informados na página da Obmep. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro, também pelo site da olimpíada.

A Obmep

Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), criado para estimular o estudo da disciplina entre alunos e professores do País. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A Obmep é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com o desempenho.

Outras Notícias

Notícias
27/08/2025

Em Uruçuí, Seduc leva tecnologia, inclusão e compromisso com a alfabetização para o "Diálogos pelo Piauí"

Notícias
26/08/2025

Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Notícias
25/08/2025

Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek