Ícone buscar

Itens de segurança dos ônibus escolares recebem certificação do Imepi

  • 05/09/2013



"Os ônibus escolares já saem da fábrica contendo todos os itens de segurança exigidos pelo Inmetro, que são cerca de 50, mas passam por testes no Imepi, onde os fiscais conferem se tudo funciona perfeitamente e só então recebem o selo de certificação, que é afixado no parabrisa de cada veículo", afirmou Messias Júnior, diretor geral do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi).

Entre os itens averiguados, estão: cinto de segurança, plataforma de elevação, lixeira, extintores, espaço para cão-guia, balaústres para deficiente visual, cinto diferenciado para portadores de necessidades especiais, etc.



O Imepi realiza a inspeção nos ônibus antes da entrega às prefeituras, para constatação dos itens obrigatórios no regulamento elaborado pelo Inmetro. Entre os itens verificados estão iluminação, ventilação, saída de emergência, cadeiras especiais para portadores de deficiência, plataforma de elevação, entre outros.

Os ônibus certificados pelo Imepi fazem parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peat) implantado pelo Governo do Estado, seguindo o cronograma do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Penat) que vem beneficiando mais de 33 mil alunos. Está incluído no investimento a compra de 70 mil bicicletas, além do apoio ao transporte como manutenção e combustível. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), todos os 224 municípios piauienses serão contemplados. Na primeira etapa, foram adquiridos 180 veículos.

Outras Notícias

Notícias
13/12/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram ampliação e modernização do CETI Marcos Parente no aniversário de Picos

Notícias
12/12/2025

Do Piauí para o mundo: Secretário Washington Bandeira recepciona estudantes intercambistas que retornam da China e dos EUA neste sábado (13)

Notícias
11/12/2025

No aniversário de Picos, Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma e modernização do Ceti Marcos Parente

Notícias
10/12/2025

Gincana Cultural do Ceti Oka Ka Inaminanoko celebra saberes e cultura indígena

Notícias
10/12/2025

Seduc divulga resultado final de seleção para Coordenadores Regionais do PPAIC

Notícias
09/12/2025

Seduc realiza Encontro de Professores Formadores Trilha SAEB de Língua Portuguesa