Escola estadual orienta alunos para escolha da profissão
30/08/2013
O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique realiza nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório da Justiça Federal, o III Simpocemti - Simpósio das Profissões.
O evento acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Para a coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Gina Monteiro, eventos como esse enriquecem o ensino. "O Cemti já faz parte do Programa Ensino Médio Inovador e o envolvimento da escola junto aos alunos fortalece o aprendizado e a permanência deles na escola", fala Gina.
"Todo o trabalho da escola é focado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escola tem se destacado e esse simpósio dá suporte para o aluno, para que ele não se submeta a erros na sua escolha profissional", declara o diretor do Cemti, Gideão Machado.
Aylanna Miranda é aluna do 2° ano e diz que o simpósio influenciou na sua escolha profissional. "Pretendo seguir a carreira de Engenharia Mecânica e no simpósio vou poder esclarecer algumas dúvidas que ainda tenho sobre essa profissão", frisa Aylanna.
O simpósio envolve também a família. Lúcia Rocha é mãe da aluna Myllena Santila, que pretende seguir a carreira de Psicóloga, e fala sobre a importância da família na escolha profissional do aluno. "É muito importante estar presente nesse momento tão decisivo na vida da minha filha. Nós, pais, só temos que agradecer à escola por direcionar nossos filhos para a escolha da profissão", diz Lúcia.
O professor de Direito da Universidade Federal do Piauí, Nelson Matos, é um dos palestrantes e sempre colabora com as atividades educativas do Cemti. "Hoje o mercado de trabalho está muito competitivo, estamos aqui para dar ao aluno uma visão melhor para sua escolha, falando do perfil profissional e o comportamento do mercado de trabalho", esclarece Nelson.
"Resultado de ações como esta tem sido reflexo no ensino superior dos alunos do João Henrique. O compromisso do gestor e dos professores influencia diretamente esses resultados positivos", declara Marta Freitas diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea).
Programação
Dia 30/08 (Sexta-feira) Manhã 7:10 - Credenciamento 8:00- Abertura do SIMPOCEMTI 8:30 - Início das Palestras: Direito 9:00 - Ciência da Computação 9:30 - Gestão de Recursos Humanos 10:00 - Lanche 10:30 - Radiologia 11:00 - Oficial da Policia Militar 11:30 - Secretariado 12:00 - Almoço Tarde 14:00 - Gestão Ambiental e Geoprocessamento 14:40 - Atividade de Alongamento 15:00 - Magistério 15:30 - Engenharia Mecânica 16:00 - Engenharia Elétrica 16:30 - Ciências dos Materiais 16:50 - Finalização das Atividades
Dia 31/08 (Sábado) Manhã 07:50 - Dinâmica de acolhimento 8:00 - Início das palestras: Terapia Ocupacional 8:30 - Psicologia 9:00 - Turismo 9:30 - Fisioterapia 10:00 - Inglês / Tradução 10:30 - Enem, Sisu e Pro-Uni 11:30 - Encerramento
Outras Notícias
Notícias
24/06/2025
Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação
Notícias
24/06/2025
Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais
Notícias
24/06/2025
Educação na era das redes sociais: influenciadora gaúcha Mari Krüger mostra que é possível aprender ciência com humor e leveza
Notícias
24/06/2025
Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica
Notícias
24/06/2025
Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon com chamada à ação: “O estudante pode ser criador, não só consumidor de tecnologia”
Notícias
24/06/2025
“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.