Ícone buscar

Palavra de Criança alfabetiza crianças nos municípios do Piauí

  • 20/08/2013



A solenidade de certificação dos alunos e professores do 3º ano do Ensino Fundamental que estão alfabetizados através do Programa Palavra de Criança aconteceu na manhã desta terça-feira no Ginásio de Esportes João Tataíra, na cidade de Água Branca. Quatro  cidades da região do Médio Parnaíba receberam o certificado, Água Branca, Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí e a cidade de Aroazes. A meta do programa consiste em avaliar o nível de alfabetização dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Durante o início da solenidade, a estudante Denise Leane da Silva, de 6 anos de idade,  entoou o hino de Água Branca. Logo após, o representante da Unicef no Piauí fez a apresentação do Projeto Palavra de Criança.



No segundo momento da solenidade algumas crianças leram suas cartas para as autoridades presentes em um dos momentos marcantes do dia. A estudante Marcela Janiela disse em sua cartinha estar feliz em poder adquirir o certificado do Palavra de Criança. "Peço as autoridades presentes que continuem investindo em educação e agradeço ao prefeito da minha cidade pelo apoio a este projeto tão importante", disse a aluna de Água Branca. Além de Marcela, outras crianças manifestaram também suas opiniões e agradecimentos durante o dia.

Para o prefeito Jonas Moura, do município de Água Branca, sede do evento, é importante investir sempre em projetos como este que valorizam a educação. "Prometo continuar investindo em educação. Vamos lançar aqui na nossa cidade ?A escola de excelência?, que visa colher bons frutos, incentivando a participação e cooperação de todos. Lembrando que isso tudo aqui hoje só foi possível com o esforço de muitos e, principalmente, pelos professores. Sem eles não estaríamos aqui", destaca.



Além do prefeito de Água branca, estavam presentes representantes do UNICEF, autoridades das regiões envolvidas, alunos, professores, diretores das escolas certificadas, técnicos da Seduc e a comunidade.

De acordo com Camila Teixeira, representante do Unicef de Brasília, é importante se dedicar a educação e fazer isso com parceiros. "Parceria é o mote do trabalho do Unicef, precisamos sempre ter o espírito de parceria, de colaboração para assim o trabalho ser desenvolvido da melhor forma e agregar mais pessoas", disse.



Para a coordenadora do PNAIC no Piauí, Nemone Pessoa, que representou o secretário de educação do estado Átila Lira no evento, todos estão de parabéns. "Escolas, professores, alunos, prefeitos e famílias, todos merecem nossos aplausos. O Piauí está de parabéns e ano que vem precisamos aumentar esse número, afinal alfabetizar a criança na idade certa é um compromisso e um dever de nós todos. Precisamos todos nos comprometer com o futuro da nossa cidade e do nosso estado", completa.

Outras Notícias

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação