O Governo do Piauí, através da
Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Unicef
(Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Probem realizaram
na manhã desta segunda-feira (19) a
certificação de alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, professores e escolas
de municípios da região de Picos. O momento faz parte de uma das ações do
Programa Palavra de Criança, que visa a alfabetização na idade certa.
A solenidade aconteceu na Associação Comercial de Picos. Além da Cidade Modelo, foram certificados os municípios de Inhuma, Ipiranga, São João da Cana Brava, Bela Vista do Piauí, Santana do Piauí, Pio IX, Padre Marcos, Santa Rosa. Ao todo serão certificados cerca de 2.600 crianças. Prefeitos, secretários de educação dos municípios, coordenadores, professores, alunos e a comunidade em geral, participaram da solenidade de entrega dos certificados.
O Palavra de Criança é um programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, que visa contribuir para a melhoria da gestão da educação nos municípios brasileiros com a finalidade de garantir a alfabetização das crianças na idade certa e tem como foco a criança do ciclo de alfabetização e pretende ao final do terceiro ano de escolaridade, dotar o educando de habilidades que o faça não só um leitor fluente, mas também usuário da escrita, capaz de produzir textos compreensíveis.
Durante a solenidade foi apresentada a peça teatral "Palavra de Criança", que retrata a história real da menina Keliane de Maranguape (CE), que escreveu uma carta as autoridades do estado solicitando melhorias na educação. De onde surgiu o apoio do Unicef ao projeto Palavra Criança. A peça foi encenada pelo grupo de teatro Orion de Picos.
Após a apresentação foram lidas as cartas de 9 alunos que representaram os municípios que foram certificados, onde os alunos agradeciam o desenvolvimento do projeto em suas cidades e ainda sugeriam melhorias para os mesmos.
A estudante Keyla Gonçalves da Escola Municipal Santa Catarina, que recebeu certificado e leu sua cartinha, disse que aprendeu a ler rapidinho. "Não tive nenhuma dificuldade, gosto de ler, escrever e fazer minhas tarefas, é muito bom aprender", revela a aluna de 9 anos que mora em Ipiranga.
Além de Keyla, Lucimaria de Faria de Padre Marcos, Maria Janaína da Silva de Santana do Piauí, Lara Jamile Rodrigues de Bela Vista do Piauí, Jeferson Eduardo de Inhuma, Débora dos Santos de São João da Cana Brava, Luis Gustavo de Santa Rosa e José Luis de Pio IX, também leram suas cartas e representaram os estudantes que foram certificados.
De acordo com o representante do Unicef no Piauí, Rui Aguiar, a alfabetização dessas crianças na idade certa é uma grande vitória. "Em apenas um ano tivemos um excelente resultado. Agora em 2013, 180 municípios aderiram ao programa. Pretendemos conseguir a adesão dos 224 municípios em 2014", disse Rui.
Palavra de Criança
O projeto desenvolve-se a partir de um diagnóstico inicial com alunos do segundo ano, utilizando-se os testes da Provinha Brasil. Esta avaliação revela o nível de desenvolvimento da escrita de cada aluno e turma e, a partir de seus resultados, planejam-se ações que alcancem os alunos nas suas principais dificuldades.
Assim, a avaliação como forma de controle e intervenção do processo de ensino e aprendizagem realiza-se na entrada como diagnóstica e ao final do percurso do aluno no terceiro ano, como forma de medir o nível de seu desenvolvimento ao término do ano letivo, culminando com a sua certificação com o selo do Fundo das Nações para a Infância (UNICEF), instituição parceira e mantenedora do Programa do processo de alfabetização.
"É muito gratificante perceber o crescimento do Palavra de Criança no Piauí. Certificar 21 municípios é inédito no nosso Estado. Queremos agradecer aos prefeitos pelo apoio e o compromisso e organização também dos secretários de educação dos municípios, coordenadores e professores que fazem o Palavra de Criança no estado", disse Carmem Portela, coordenadora d projeto Palavra de Criança no Piauí.
Na noite desta segunda-feira, três municípios serão certificados em Guadalupe. Na terça-feira é a vez da região de Água Branca, com quatro municípios. Já na quarta (21), mais quatro municípios serão certificados em Buriti dos Montes.