A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Nova estrutura do Ceep Petrônio Portela fortalece o Ensino Técnico na região de Picos
02/08/2013
"Isso aqui é a realização de um sonho. Agora temos mais oportunidade de aprender na prática e aprimorar cada vez mais nossos conhecimentos, pois os laboratórios nos proporcionam vivenciar o que vemos nos livros". Esse relato é da jovem Maria da Conceição Borges, aluna do 2º módulo do curso técnico de enfermagem oferecido no Centro Estadual de Educação Profissional - Ceep Petrônio Portela, localizado no município de Picos. A escola de Maria se transformou em referência de ensino em toda a região após ter sido reformada e ampliada pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura.(Seduc).
Com 30 anos de fundação, o Ceep ganhou uma nova estrutura, devidamente preparada para atender aproximadamente 1.500 jovens na modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico, além de turmas do Pronatec, cursos da Rede Etec-Brasil e Educação a Distância com parceria do Instituto Federal do Paraná. Com espaços amplos e equipados, são ofertados cursos técnicos em contabilidade, comércio, rede de computadores, informática, enfermagem, edificações, segurança do trabalho, logística, hospedagem, radiologia, análises clínicas, agropecuária e outros.
De acordo com Enoi Cosme, diretora do Petrônio Portela, o novo ambiente de ensino traz uma nova perspectiva de futuro aos jovens da região. "Com essa nova estrutura nós iremos elevar a qualidade dos trabalhos educacionais e promover a qualificação profissional dos nossos jovens para o mercado de trabalho. Esse era um sonho de toda a comunidade e agora está aqui ao nosso alcance. Picos e toda a região agora têm um centro de ensino com o equipamento necessário para formar excelentes profissionais" destaca.
Os blocos de saúde, exatas, administração e todas as salas de aulas foram totalmente reformados. Além disso, foram construídos o auditório, o bloco de serviços e a quadra poliesportiva coberta, que garante um espaço apropriado para a prática de atividades como futsal, vôlei, basquete, handebol, entre outros. A climatização também faz parte da nova realidade do Ceep. Para garantir o suporte para os trabalhos de ensino e aprendizagem, bem como a melhoria dos espaços físicos, foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões com recursos do tesouro estadual e do Ministério da Educação (MEC).
Para o secretário Átila Lira, a obra entregue deve cumprir seu papel de formar cidadãos preparados para uma carreira profissional. "É muito gratificante oportunizar aos nossos estudantes a chance de um futuro melhor e para isso é preciso investir em educação. O Governo do Estado entende isso e não tem medido esforços para assegurar que o Piauí tenha cada vez mais uma educação de qualidade", ressalta.
A grandeza e a capacidade do Ceep impressionaram o governador Wilson Martins. Ele visitou todos os espaços da escola e ficou surpreso com o resultado dos serviços executados. "Essa escola está linda. Ampla, confortável e equipada como os estudantes de Picos e região merecem. Para nós é uma satisfação poder entregar para a comunidade uma escola como esta que certamente vai contribuir para dar um futuro à nossa gente", frisou.
Picos é uma das maiores cidades do Estado, localizada na região do Sudoeste Piauiense, possui 73 417 habitantes, segundo o IBGE/2010. O município também é conhecido como Cidade Modelo e a nova escola veio fortalecer ainda mais essa expressão, pois o formato é referência para a construção e melhoria de novos ambientes escolares.
"Nossa cidade ganhou um grande presente. Essa escola é um avanço para a nossa educação, pois os laboratórios instalados aqui vão permitir que nosso conhecimento se amplie cada vez mais", concluiu Késsio Bruno, estudante do 2º módulo de enfermagem no Petrônio Portela.
Mais obras na Educação
Durante a visita a cidade de Picos, o secretário Átila Lira foi até o campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Lá também serão executados serviços de melhoria no que diz respeito à estrutura física.
"Vamos fazer uma nova Uespi. Até o final desse ano a obra deve ficar pronta e os alunos poderão usufruir de uma nova estrutura que vai ajudar na melhoria da qualidade do ensino superior nessa região", afirma o secretário. Ainda de acordo com Átila, outras onze escolas de Picos serão reformadas e ampliadas até o início do ano letivo 2014.
Outras Notícias
Notícias
28/08/2025
Mais de 3 mil internos se preparam para o Encceja em presídios do Piauí
Notícias
28/08/2025
Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram novas obras da educação na zona sul de Teresina nesta sexta (29)
Notícias
27/08/2025
FestLuso na Escola leva oficina ao CETI Solange Viana e amplia programação cultural para estudantes da rede estadual
Notícias
27/08/2025
Em Uruçuí, Seduc leva tecnologia, inclusão e compromisso com a alfabetização para o "Diálogos pelo Piauí"
Notícias
26/08/2025
Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual
Notícias
25/08/2025
Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.