As escolas da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE) promoveram um Dia D de matrículas como parte da estratégia da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) para ampliar o acesso à rede estadual de ensino. O período de matrículas das Escolas de Tempo Integral segue até 15 de janeiro, de forma 100% on-line, pelo site seduc.pi.gov.br/matricula ou pelo aplicativo Gov.PI Cidadão.
Para garantir que nenhum estudante fique de fora, a 2ª GRE organizou postos de atendimento e ações itinerantes em 14 municípios, abrangendo 36 escolas da região. O objetivo é orientar pais e alunos sobre o uso da plataforma da Seduc e do aplicativo Gov.PI Cidadão, explica a Gerente Regional Perpétua Barbosa.
“Muitas escolas já zeraram suas vagas. Viabilizamos transporte para as equipes atuarem na sede e na zona rural, de forma integrada com supervisores e gestores, oferecendo orientação e respostas a demandas específicas”, disse.
Busca ativa e presença nas comunidades
Entre as estratégias adotadas pelas escolas está a busca ativa, com equipes indo às ruas, praças e povoados para orientar a população e efetivar matrículas no próprio local.
No município de Morro do Chapéu do Piauí, o CETI Francisca Marluce Nunes Queiroz facilitou o acesso a informações sobre o Ensino Médio em Tempo Integral e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Durante a ação, esclarecemos dúvidas sobre documentação, modalidades de ensino e cursos ofertados, além de realizar matrículas, de forma organizada e acolhedora. O atendimento presencial é fundamental, especialmente para famílias que enfrentam dificuldades de acesso aos meios digitais”, afirmou o coordenador pedagógico Laércio Paiva.
Em Barras, o CETI Professora Maria de Jesus Carvalho Rocha realizou mobilização na zona rural. A supervisora de ensino Maura Ibiapina destacou o apoio logístico da 2ª GRE “A ação contou com ampla divulgação do cronograma de matrículas nas redes sociais, além do uso de carro de som para alcançar toda a comunidade. A Gerência Regional também garantiu transporte para atender estudantes da zona rural, ampliando o acesso de todos”, explicou.
Já em Nossa Senhora dos Remédios, o CETI Sigefredo Pacheco e o CEJA Professor Arimathéa realizaram busca ativa em diversas localidades. Segundo o gestor Luciano Cezar, do CETI Sigefredo Pacheco, a ação foi bastante produtiva. “Conseguimos efetivar inúmeras matrículas e resgatar alunos que estavam fora da rede estadual”, destacou.
“Essa mobilização envolve orientação, acompanhamento e respostas a demandas específicas do processo de matrícula. É uma ação muito importante, feita em conjunto com as escolas, para ampliar cada vez mais o número de estudantes nas Escolas de Tempo Integral da Seduc, onde o estudante terá uma formação integral, um currículo inovador e uma excelente infraestrutura”, pontuou Rodrigo Torres, Secretário de Estado da Educação do Piauí.
Como realizar a matrícula
Interessados devem acessar a plataforma com conta ativa no Gov.br, preencher os dados, enviar a documentação digitalizada e aguardar a validação pela secretaria escolar. As vagas são para Ensino Fundamental, Médio e demais modalidades da rede estadual.