Ícone buscar

UAPI dá continuidade às aulas e amplia acesso ao Ensino Superior público no Piauí

  • Murillo Lago
  • 13/01/2026

O Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI) deu continuidade às atividades acadêmicas nesse sábado, 10 de janeiro, com o início do período letivo de 2026, fortalecendo a política de democratização do acesso ao Ensino Superior público no estado. O Piauí se consolida como o único da Federação a ofertar ensino superior público em todos os seus municípios.

A UAPI é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), garantindo a interiorização do Ensino Superior e ampliando oportunidades de formação acadêmica e profissional em todas as regiões do estado.

Estudantes da Universidade Aberta do Piauí participam das atividades do período letivo de 2026, com aulas transmitidas para polos em todas as regiões do estado.

Atualmente, o programa está presente nos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí e oferta três cursos: o Bacharelado em Administração e os Cursos Tecnólogos em Energias Renováveis e Sistemas para Internet, somando 2.866 estudantes matriculados.

Aulas da UAPI seguem fortalecendo o acesso ao ensino superior público, alcançando estudantes nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

Neste início do período letivo de 2026, as aulas contemplam os Cursos de Bacharelado em Administração e Tecnologia em Sistemas para Internet, com transmissão para 63 polos do curso de Administração e 57 polos do curso de Sistemas para Internet, ampliando o alcance da formação superior pública em todo o estado.

O Bacharelado em Administração chega a mais uma etapa formativa e já formou mais de duas mil pessoas nas etapas anteriores, contribuindo para a qualificação profissional e para o desenvolvimento econômico e social do Piauí.

Para o Secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a continuidade das atividades da UAPI evidencia o papel estratégico do programa. “A Universidade Aberta do Piauí é uma política pública fundamental para garantir que o Ensino Superior chegue a todos os territórios. A parceria entre Seduc, Uespi e Fapepi fortalece a educação pública, amplia oportunidades e transforma realidades por meio da formação acadêmica de qualidade”, destacou.

A importância do programa também é ressaltada pelos estudantes. Paula Uchôa de Sousa, aluna do 3º período do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, no polo de Milton Brandão, afirma que a UAPI foi decisiva para sua trajetória acadêmica e profissional. “A UAPI possibilitou o acesso ao ensino superior sem a necessidade de me deslocar para outras cidades, reduziu dificuldades financeiras e contribuiu diretamente para o meu crescimento profissional e para o desenvolvimento da minha cidade por meio da tecnologia”, destacou a estudante.

Já Lídia Marques, aluna do 3º período do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, no polo de José de Freitas, enfatiza o impacto social da iniciativa. “A UAPI representa uma grande oportunidade para quem não teria condições de cursar uma graduação presencial. Para 2026, a expectativa é aproveitar ao máximo as aulas e sair ainda mais preparada para o mercado de trabalho”, afirmou.

Com a continuidade das aulas, a UAPI segue ampliando o acesso ao Ensino Superior público e fortalecendo a formação acadêmica em todo o Piauí.

Outras Notícias

Notícias
13/01/2026

UAPI dá continuidade às aulas e amplia acesso ao Ensino Superior público no Piauí

Notícias
13/01/2026

Educação que gera oportunidades: Ensino Profissional e Técnico da Rede Estadual forma jovens do Piauí para o mercado nacional

Notícias
13/01/2026

Escolas Seduc lideram ranking em conectividade no Brasil e se consolidam como referência nacional em educação pública

Notícias
12/01/2026

Seduc divulga nova chamada para turmas preparatórias do ITA e IME 2026

Notícias
12/01/2026

Resultados do Enem 2025 serão divulgados nesta sexta (16)

Notícias
10/01/2026

Secretário Rodrigo Torres visita obras de reforma e ampliação da 10ª GRE em Floriano