Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Letícia Macêdo, no município de Anísio de Abreu, foram selecionadas para o projeto “Saphira – Mulheres da Engenharia: o Despertar Começa na Escola”, desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).
Matriculadas na 3ª série do Ensino Médio, as alunas Gabrielly Sousa Paes Landim, Kauany dos Santos Costa e Lorrany Assis Sousa participaram de uma seleção criteriosa, que envolveu análise de boletim escolar e currículo, priorizando estudantes com bom desempenho nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, além de histórico de participação em olimpíadas científicas.
Estudantes do CETI Letícia Macêdo, de Anísio de Abreu, participam de imersão científica na UFPI por meio do Projeto Saphira.
A professora Rosa Luiza Ribeiro, coordenadora do CETI, ressalta que o envolvimento das estudantes com atividades acadêmicas e científicas foi decisivo. “Elas já vinham construindo um percurso de protagonismo e dedicação, o que mostra como a escola de tempo integral amplia oportunidades e fortalece talentos”, afirma.
Durante a experiência, as estudantes participaram de uma imersão científica na UFPI, em Teresina, com oficinas, palestras, atividades em laboratórios e encontros institucionais, como a recepção no Gabinete da Reitoria pela professora Nadir Nogueira, primeira mulher a ocupar o cargo máximo da Universidade. Atualmente, apenas cerca de 25% das matrículas nos cursos de Engenharia da UFPI são ocupadas por mulheres, o que reforça a importância do Projeto Saphira.
Para a estudante Kauany Costa, a participação no projeto amplia horizontes e contribui para escolhas mais conscientes. “A experiência tem ampliado minha visão de mundo, fortalecido habilidades e despertado ainda mais o interesse pela ciência e pela engenharia, ajudando a pensar com mais segurança sobre o futuro”, destaca.
Já Gabrielly Sousa afirma que o contato com o ambiente universitário tornou o aprendizado mais concreto. “Conhecer a rotina da UFPI, os laboratórios e o universo da engenharia tornam tudo mais real e motivador. Isso fortaleceu meu interesse tanto pela área das engenharias quanto pela pesquisa científica”, relata.
O Futuras Cientistas é um programa do CETENE voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e de atividades transdisciplinares nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia e Engenharias, com foco na equidade de gênero. Durante a execução do programa, as participantes recebem bolsa de estudos.
Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a participação das estudantes reflete o impacto do modelo de Escolas Seduc de Tempo Integral, que integra educação, inovação e protagonismo juvenil. “Essas jovens representam o resultado de uma escola pública que acredita no potencial dos estudantes e investe em oportunidades reais. O tempo integral fortalece trajetórias e amplia o acesso das meninas à ciência, à tecnologia e à inovação”, ressalta.
Este é o terceiro ano consecutivo em que estudantes das Escolas Seduc participam do programa Futuras Cientistas. Para o Piauí, são disponibilizadas cinco vagas, reforçando o compromisso da Seduc com políticas educacionais que promovem inclusão, equidade e transformação social.