Ícone buscar

Do Piauí para o Mundo: Estudantes Seduc partem para imersão educacional e tecnológica em Singapura

  • Willame Lucas
  • 09/01/2026

Com emoção e orgulho, familiares se despediram de 20 estudantes e quatro professores da rede pública estadual que embarcaram nesta sexta-feira (9) para uma imersão educacional de 30 dias em Singapura. A viagem é a premiação do programa "Do Piauí Para o Mundo" para alunos destaque em protagonismo e uso da tecnologia.


Os jovens, dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Paulistana, em Paulistana, Raimundinho Andrade, em Campo Maior, Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí, e Lucas Meireles, em Teresina, vivem a expectativa de uma primeira viagem internacional para o país com a melhor educação do mundo.


Entre os familiares, o sentimento é de gratidão e esperança. “Agradeço a oportunidade dada pelo Governo do Estado. Ver a capacidade do meu filho levá-lo tão longe tão jovem é um orgulho imenso”, disse Maria José, mãe do estudante Thailan de Sousa, de Boqueirão do Piauí.

Walton Carvalho, pai da estudante Yasmin de Souza Carvalho, de Campo Maior, ressalta o impacto da experiência. “Essa experiência vai somar muito na vida e na carreira da minha filha. Isso era inimaginável na nossa geração”, afirmou.


Entre os estudantes, a ansiedade se mistura à empolgação. “É a primeira vez viajando de avião e tenho certeza de que essa experiência será única. Assistir aulas sobre tecnologia e inovação em outro país será bastante enriquecedor”, disse Maysa Araújo, do CETI Paulistana. A colega de intercâmbio, Ana Vitória, do CETI Lucas Meireles acrescentou. “Estamos em boas mãos. É só agradecer e viver essa oportunidade única”, contou.

Imersão em referência mundial

Em Singapura, o grupo terá aulas no Institute of Technical Education (ITE), referência em ensino profissional e técnico. A programação inclui treinamentos em inteligência artificial, computação em nuvem, segurança cibernética e programação, com certificações internacionais e visitas a centros de inovação. Além da formação, os estudantes participam de atividades culturais e turísticas aos fins de semana.


O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, enfatizou o simbolismo do destino. “Singapura é um exemplo de país que investiu em educação e tecnologia e transformou sua realidade. No Piauí, seguimos essa trajetória a partir dos investimentos no ensino de Tempo Integral, com a oferta de disciplinas inovadoras que já estão presentes no currículo das nossas escolas. Estes estudantes irão aprofundar os conhecimentos e compartilharão com os colegas no futuro”, declarou.

Educação que conecta o Piauí ao mundo

O programa "Do Piauí Para o Mundo" garantiu intercâmbio a 130 estudantes e 26 professores vencedores do maior hackathon das escolas públicas do mundo. As delegações já tiveram como destino também Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Portugal.

As viagens foram totalmente custeadas pelo Governo do Estado, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e acompanhamento pedagógico, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade e conectada às melhores experiências internacionais.

Outras Notícias

Notícias
10/01/2026

Secretário Rodrigo Torres visita obras de reforma e ampliação da 10ª GRE em Floriano

Notícias
09/01/2026

Estudantes de Escolas Seduc participam de projeto da UFPI que incentiva meninas nas engenharias

Notícias
09/01/2026

Do Piauí para o Mundo: Estudantes Seduc partem para imersão educacional e tecnológica em Singapura

Notícias
08/01/2026

Concurso Seduc PI: inscrições para 4 mil vagas seguem abertas até 20 de janeiro

Notícias
07/01/2026

Estudantes Seduc conquistam mais de 150 medalhas na 20ª edição da OBMEP

Notícias
07/01/2026

Clube de Leitura Seduc fortalece a formação de jovens leitores no Piauí