Sorrisos, ansiedade e muita emoção marcaram o encontro dos estudantes e professores intercambistas selecionados pelo programa Do Piauí para o Mundo com o governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Rodrigo Torres, nesta quarta-feira (7), no Palácio de Karnak. Os jovens embarcam no próximo dia 9 de janeiro para Singapura, onde participarão de um intercâmbio educacional e cultural com duração de 30 dias.
Ao todo, 20 estudantes e quatro professores, dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Paulistana, em Paulistana, Raimundinho Andrade, em Campo Maior, Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí, e Lucas Meireles, em Demerval Lobão, participarão da experiência.
Durante o período, eles terão aulas no Institute of Technical Education (ITE), instituição de referência internacional em ensino técnico, vinculada ao Ministério da Educação de Singapura.
Para o governador Rafael Fonteles, a iniciativa mostra a força da escola pública piauiense. “São estudantes da rede pública indo para um dos maiores centros de tecnologia do mundo. Quando retornam, eles impactam toda a comunidade escolar. É o Piauí mostrando que grandes sonhos podem nascer na escola pública”, afirmou.
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que este é o sexto grupo formado pelo programa. “Eles terão aulas de tecnologia, contato com grandes empresas e certificações em áreas como inteligência artificial e segurança cibernética. Quando voltam, compartilham esse conhecimento e inspiram outros estudantes da rede”, ressaltou.
A experiência tem sido vivida com intensidade pelos estudantes, muitos deles realizando o sonho de sair do país pela primeira vez.
Para o estudante Sauan Oliveira, de Boqueirão do Piauí, a viagem representa a realização de um sonho. “É a primeira vez que vou para o exterior. No começo, achei que fosse só uma maratona simples, mas quando vi o tamanho da oportunidade, me dediquei ao máximo. Foi muito trabalho em equipe, todo mundo se ajudando”, contou.
A emoção também se estende às famílias. Marisa Silva, mãe da estudante Ana Vitória Barbosa, do CETI Lucas Meireles, em Demerval Lobão, falou sobre o orgulho e a confiança na experiência. “É um orgulho muito grande. Não estou com medo da viagem, é uma oportunidade única para nossos filhos conquistarem seus sonhos. Ver minha filha vivendo isso me inspira até a voltar a estudar”, disse.
Além das aulas, os estudantes participarão de uma imersão cultural, com visitas a pontos turísticos e contato com os costumes locais. Antes do embarque, eles receberam kits de viagem, com notebook, mala oficial, roupas e materiais escolares.
O Programa Do Piauí para o Mundo é uma iniciativa inédita do Governo do Estado que levará, ao todo, 130 estudantes e 26 professores da rede pública para intercâmbios em seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul. A ação reforça o compromisso da Seduc com uma educação pública de tempo integral aliada à Educação Profissional e conectada com o futuro.