Os Estudantes Seduc alcançaram um resultado histórico na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) 2025 ao conquistarem 1.748 medalhas, superando o desempenho da edição anterior. O número representa um crescimento de 58% em relação a 2024, quando os alunos da Rede Estadual alcançaram 1.104 medalhas.
Em 2025, participaram da OLITEF mais de 52 mil Estudantes de 401 Escolas Estaduais, que conquistaram 559 medalhas de ouro, 571 de prata e 618 de bronze, resultados obtidos, exclusivamente, por alunos da Rede Estadual. Na edição de 2024, participaram 16.834 Estudantes de mais de 250 Escolas Estaduais, com a conquista de 194 medalhas de ouro, 337 de prata e 573 de bronze.
O crescimento está diretamente relacionado às ações do Programa Seduc Olímpica, que incentiva a participação dos Estudantes em Olimpíadas do Conhecimento integrando o conteúdo das competições à rotina escolar e fortalecendo uma aprendizagem baseada em desafios e resolução de problemas.
Entre os medalhistas está Karlyane Machado dos Santos, do 9º ano do Ensino Fundamental, que ressalta os impactos da experiência. “Com a preparação dos Professores, consegui testar meus conhecimentos e entender que os desafios fazem parte do aprendizado. As Olimpíadas me ajudaram a confiar mais no meu potencial”, disse.
Para o Secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, o recorde de medalhas reflete o impacto das políticas educacionais desenvolvidas pela Seduc/PI. “A participação expressiva dos nossos Estudantes e o aumento significativo no número de medalhas são reflexos de uma política educacional que integra o currículo a práticas concretas de aprendizagem. Outra ação de impacto é a disciplina de Educação Financeira que integra a matriz curricular da Rede Estadual que forma jovens mais autônomos quanto ao planejamento financeiro”, garantiu.
A Olimpíada realizada pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3, voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, premiou o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Melvin Jones, localizado no bairro São João, em Teresina com um kit de laboratório de informática no valor de R$ 100 mil. Contemplada por sorteio, a escola receberá notebooks, projetor, impressora e materiais pedagógicos, ampliando as possibilidades de inovação e aprendizagem.
A Coordenadora Pedagógica, Valéria Abreu, destaca que os resultados refletem o envolvimento coletivo. “O sucesso na Olimpíada demonstra o engajamento de toda a comunidade escolar. Essas iniciativas fortalecem o processo pedagógico e promovem uma aprendizagem mais significativa, unindo Estudantes e Professores”, afirmou.