A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) iniciou, nesta segunda-feira (22), o processo de matrículas públicas para o ingresso de novos alunos nas escolas de Tempo Integral da Rede Pública Estadual de Ensino. As inscrições seguem até 15 de janeiro e ocorrem de forma 100% on-line, através do site seduc.pi.gov.br/matrícula, com preenchimento online de dados, upload de documentos e validação eletrônica pela secretaria escolar.
Para acessar a plataforma é necessário ter uma conta ativa no Gov.Pi, que funciona como identificação digital do Estudante ou do responsável legal. O processo é destinado a estudantes que desejam ingressas nas escolas estaduais, abrangendo o ensino fundamental, médio e as diversas modalidades ofertadas pela rede. O edital completo está disponível no site da Seduc.
Com o objetivo de garantir o acesso de todos os estudantes, especialmente daqueles com dificuldade de acesso à internet, a Secretaria assegura que as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí irão disponibilizar apoio presencial, com a utilização do site de matrículas nas próprias unidades escolares.
Para efetivar a matrícula, os interessados deverão anexar os seguintes documentos:
- Documento pessoal do estudante
com foto;
- Comprovante de residência
atualizado, em nome do estudante ou dos responsáveis, ou declaração de
residência;
- Certificado de Conclusão e
Histórico Escolar do Ensino Fundamental, para estudantes que ingressarão no
Ensino Médio;
- Histórico Escolar ou Avaliação Diagnóstica para fins de classificação, no caso de estudantes que ingressarão na EJA – Ensino Fundamental.
Escolas Seduc: Tempo Integral e formação completa
A Rede Pública Estadual de Ensino é formada por centros de ensino com atendimento nos níveis fundamental e médio, nas modalidades Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, nos regimes de Tempo Integral e Tempo Parcial.
Nas Escolas Seduc os estudantes vivenciam uma formação prática e moderna, voltada ao mercado de trabalho, com cursos técnicos voltados para as áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Energias Renováveis, Marketing Digital, Cinema, Saúde, Turismo e Agropecuária.
“As Escolas Seduc estão antenadas ao que há de mais moderno na educação, com inovação, uso de tecnologia e oportunidades reais para os nossos estudantes. Trabalhamos com intercâmbios educacionais, programas de monitoria, alimentação completa e saudável, além de uma formação prática, conectada às demandas do mercado de trabalho. Também fortalecemos ações nas áreas de esporte, cultura, empreendedorismo e turismo escolar, garantindo uma educação integral e transformadora”, destaca o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Dentre as modalidades de Educação
Profissional Técnica de Nível Médio, os cursos serão ofertados nas seguintes
formas: Ensino Médio Integrado de Tempo Integral; Ensino Médio Integrado
Parcial; Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional Técnica
(EJATEC); Educação de Jovens e Adultos no ensino fundamental e médio integrada
à Educação Profissional em nível de Qualificação Profissional (QP); e Ensino
Técnico Subsequente ao Ensino Médio, destinado a estudantes que já concluíram
essa etapa, ofertado exclusivamente na Escola Técnica Estadual de Teatro
Professor José Gomes Campos.