Em Novo Oriente do Piauí, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Senador Chagas Rodrigues realizou o projeto Aboios e Tradições: Memórias da Vaquejada, uma iniciativa que mobilizou estudantes, educadores e a comunidade local em torno da valorização de uma das expressões culturais mais marcantes da região. A ação integra as práticas pedagógicas do modelo de Educação em Tempo Integral, fortalecendo a aprendizagem a partir da identidade e da vivência dos estudantes.
O projeto nasceu da iniciativa dos próprios alunos, que propuseram o tema por reconhecerem a vaquejada como parte fundamental da história e do cotidiano do município. A proposta foi acolhida pela escola e desenvolvida coletivamente com professores, equipe pedagógica e comunidade escolar, transformando tradição em conhecimento.
Todas as turmas, do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, participaram das atividades, que envolveram pesquisa histórica, entrevistas com vaqueiros, produção cultural, apresentações artísticas e uma cavalgada que percorreu as ruas da cidade, reunindo grande público e promovendo integração entre escola e comunidade.
Encontro de gerações: estudantes e vaqueiros compartilham saberes e preservam a memória da vaquejada.
Para o Estudante Marcos Borges, da 3ª série do Ensino Médio, o projeto representou um momento de reconhecimento e pertencimento. “A vaquejada faz parte da nossa vida e da nossa história. Ver a escola abrir espaço para valorizar essa cultura, de forma respeitosa, foi muito importante para todos nós”, destacou o aluno, que participou diretamente da organização e das apresentações.
Tradição, respeito e aprendizagem construídos coletivamente.
A presença dos vaqueiros da região deu ainda mais significado à iniciativa. Um deles foi Francisco Muniz, que ressaltou a importância do envolvimento da escola na preservação cultural. “Achei muito bonito ver, pela primeira vez, uma escola abrir as portas para a cultura da vaquejada. Incentivar a cultura é fundamental para que ela não acabe”, afirmou.
O projeto também evidenciou o potencial do Tempo Integral ao integrar cultura, esporte, pesquisa e desenvolvimento socioemocional. Os Estudantes assumiram protagonismo em todas as etapas, da concepção à execução, exercitando autonomia, trabalho em equipe e valorização da identidade local.
Cultura viva: quem faz a história ajudando a mantê-la viva.
Durante a programação, a escola aproveitou a grande mobilização popular para realizar o Dia do Ensino Profissional e Técnico, apresentando à comunidade os cursos técnicos que serão ofertados em 2026, ampliando o acesso à informação e oferecendo aos jovens da região oportunidades de formação profissional nas Escolas Seduc. No Ceti Senador Chagas Rodrigues, os alunos terão acesso aos cursos técnicos de Administração com Ênfase em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Sistemas, integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, iniciativas como essa fortalecem o papel social da escola pública. “Quando a escola valoriza a cultura local e coloca o estudante como protagonista, promove uma aprendizagem mais significativa. O Tempo Integral permite essa integração entre tradição, educação, esporte e projeto de vida, formando jovens mais conscientes de sua identidade e do seu futuro”, ressaltou.