Foto: Gabriel Paulino
O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciaram, em vídeo publicado nas redes sociais, que o edital do concurso para professores da rede estadual será publicado ainda nesta terça-feira (16). O certame, organizado pelo Cebraspe, oferece 4 mil vagas, com 2 mil nomeações imediatas após as etapas.
As inscrições começam em 22 de dezembro e vão até 20 de janeiro, pelos sites do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). A prova objetiva e a discursiva serão em março, enquanto a didática ocorrerá em maio. “É o maior concurso da história do Piauí para professores, realizado por uma banca tradicionalmente de excelência, e para quase todas as áreas de educação básica”, afirmou o governador.
O concurso irá selecionar professores para as disciplinas de Arte, Educação Física, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Inglês, Matemática, Português, Sociologia e Química, em processo com quatro etapas: provas objetiva e discursiva, ambas eliminatórias e classificatórias; prova didática, na qual o candidato apresenta plano de aula e ministra conteúdo; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A estrutura foi planejada para alcançar todo o estado, com aplicação das provas nos municípios sede das Gerências Regionais de Educação. “Este concurso garante a reposição do nosso quadro de professores, sustenta a expansão do Ensino em Tempo Integral e eleva a qualidade do ensino ao selecionar, por meio de provas objetivas, discursivas e didáticas, profissionais preparados em todas as regiões. É um marco da gestão do Governador Rafael Fonteles na valorização da carreira docente”, ressaltou Washington Bandeira.