Em meio às comemorações pelos 135 anos de emancipação política do município de Picos, o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram, nesta sexta-feira (12), a reforma, ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Marcos Parente, reforçando o compromisso com a educação pública de qualidade e com o desenvolvimento da região.
Com investimento superior a R$ 1,6 milhão, o Centro passa a contar com uma estrutura moderna e de excelência, preparada para atender as demandas do ensino em Tempo Integral, com 10 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Ciências e de Informática, salas destinadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e ao programa Saúde Digital, além de vestiários, refeitório, quadra poliesportiva e uma sala destinada à prática de artes marciais, garantindo mais conforto, acessibilidade e melhores condições de aprendizagem e ensino para estudantes e professores.
“É uma alegria entregar a reforma de modernização e ampliação desta escola em um dia tão especial, como o aniversário de Picos, uma cidade estratégica para o desenvolvimento do Piauí. Nosso compromisso com a educação pública de qualidade é permanente. Celebrar o crescimento da cidade investindo no futuro da juventude é a melhor forma de homenagear Picos e seu povo", afirmou o Governador Rafael Fonteles.
Presidenta do Grêmio Estudantil, a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Maria Clara Silva, destacou a satisfação dos alunos com a nova estrutura. “É uma alegria muito grande ver a nossa escola completamente reformada. Esse novo ambiente vai contribuir muito para o nosso aprendizado, trazendo mais motivação, conforto e melhores condições para aprender e sonhar com um futuro melhor", celebrou a jovem.
O CETI Marcos Parente atende atualmente 196 alunos, com turmas do 9° ano à 3ª série do Ensino Médio. A escola funciona em Tempo integral, aliando a educação regular à formação técnica, com cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Administração com ênfase em Empreendedorismo.
A entrega do novo espaço integra um amplo projeto de reestruturação e modernização dos equipamentos públicos da Rede Estadual de Ensino, conduzido pela Seduc em todo o território piauiense. Em Picos, os investimentos para a modernização de toda a estrutura educacional tem promovido avanços significativos. Antes do CETI Marcos Parente, a cidade já havia recebido a entrega da reforma do CETI Araújo Luz, em 2024.
O município conta atualmente com 14 escolas estaduais, sendo 12 Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) e dois Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Das unidades escolares existentes, 13 já foram completamente climatizadas.
Somente em Picos, 11 obras da Secretaria de Estado da Educação estão em andamento, com investimentos que ultrapassam R$12 milhões. A atuação inclui a sede da 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), nove CETIs e a construção de um novo Centro Integral de Educação Especial (CIES), que irá beneficiar toda a região metropolitana picoense.
"Hoje, o Piauí é referência nacional em educação pública porque ousou fazer o que nunca havia sido feito. Implantamos e expandimos o ensino em Tempo Integral, investimos fortemente em inovação, tecnologia, laboratórios, bibliotecas e um currículo escolar atento às principais demandas do mundo do trabalho. Criamos ambientes escolares preparados para formar cidadãos completos, com olhar para o presente e para o futuro. E em Picos não seria diferente", destacou o Secretário Washington Bandeira.
A inauguração do CETI Marcos Parente simboliza não apenas a celebração do aniversário da cidade, mas também o fortalecimento da rede pública estadual de ensino como eixo estratégico para o futuro de Picos e do Piauí, ampliando oportunidades, promovendo inclusão e assegurando melhores condições para a comunidade escolar.