Para celebrar o ensino sobre os costumes dos povos originários e desafiar os Estudantes a mostrarem seus conhecimentos por meio de jogos, danças e declamação de poemas, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Oka Ka Inaminanoko realiza nesta quinta-feira (11), das 8h às 15h, a Gincana Cultural Indígena.
A atividade integra, valoriza e fortalece as identidades Warao e Guajajara e misturam saberes tradicionais e conteúdos escolares, reunindo 130 Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Entre as provas estão o grito de guerra bilíngue (Warao/Português), encenação criativa do Hino de Teresina, declamação bilíngue Poemas das Raízes, desafio das palavras ancestrais, karaokê bilíngue em inglês e português.
A gincana também inclui provas-surpresa, como caça cultural, desafio matemático e o Desafio dos Saberes Indígenas, reforçando o caráter formativo e intercultural da atividade.
Localizada na zonal sul de Teresina, o Ceti Oka Ka Inaminanoko é uma das primeiras escolas indígenas do Brasil em Tempo Integral com Educação Profissional integrada ao Ensino Médio. A unidade atende alunos das etnias Warao e Guajajara, que além de estudar três línguas (Português, Espanhol e Warao), têm acesso a aulas de Inteligência Artificial, Empreendedorismo, Educação Financeira e curso técnico em Administração.
A criação do Ceti faz parte de um conjunto de políticas públicas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) voltadas à Educação Indígena. “O Ceti Oka Ka é uma escola moderna e conectada com o presente, sem deixar de lado as raízes que sustentam os povos originários. A gincana é mais uma atividade que reforça e valoriza a identidade destes jovens que estão formando uma consciência cidadã e orgulhosa de suas origens”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.