As Escolas da Secretaria de Estado da Educação têm intensificado atividades que mostram, na prática, os resultados da política de universalização do Tempo Integral integrada à Educação Profissional.
Nos corredores do CETI Miguel Lidiano, em Picos, essa proposta ganhou forma na segunda edição da Feira das Profissões Conectando Saberes. Mais de 190 Estudantes apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do ano, de pontes levadiças automatizadas a sistemas de irrigação inteligente e simulações de sinapse com led, mostrando que a aprendizagem também pode ser um espaço de criatividade e experimentação.
Heitor Araújo, aluno do curso de Marketing Digital, entende bem esse movimento. Ele participou diretamente da organização da feira e descobriu um jeito novo de enxergar a própria formação. “Na feira, consegui aplicar o que tenho visto nas aulas, como abordar o visitante e fixar o interesse nas apresentações na área da robótica. Foi desafiador e fiquei contente pelo retorno ao perceber que eles entenderam o que foi passado”, contou.
A Diretora Islândia Cleide acompanha de perto o desenvolvimento dos estudantes e sabe o quanto o Tempo Integral tem ampliado horizontes. Ela afirma que a combinação entre jornada ampliada e Educação Profissional dá aos jovens tempo e espaço para desenvolver habilidades e descobrir vocações. Para ela, esse é um dos motivos que explicam o amadurecimento dos projetos apresentados. “A realidade do Tempo Integral aliado à Educação Profissional tem muitos benefícios, como mais tempo para desenvolver habilidades e, assim, conseguimos lapidar o estudante para entrar no mercado de trabalho”, disse.
Iniciação científica e tecnologia mobilizam estudantes em Teresina
Em Teresina, o CETI Professora Júlia Nunes também abriu suas portas para a comunidade. A Feira das Profissões reuniu mais de 400 Estudantes em apresentações que vão da robótica às energias renováveis, passando por Marketing Digital, Hidrogênio Verde com Inteligência Artificial, hortas automatizadas e clubes de Xadrez e Astronomia. Estudantes do 9º ano de outras escolas circularam pelos laboratórios para observar o funcionamento das máquinas, conversar com as equipes e descobrir o que se aprende em um curso técnico no Tempo Integral.
Isaac Magalhães, da 3ª série, aproveitou cada momento. Para ele, a feira é a chance de mostrar ao público aquilo que muitas vezes só é visto dentro da sala de aula. “É uma grande aprendizagem poder mostrar para outras pessoas os nossos projetos, inclusive muitos premiados. Isso fica como uma experiência muito positiva para qualquer estudante”, afirmou. A colega Johanna Daniela lembra que toda essa vivência tem impacto direto no futuro profissional. “Todo o conteúdo e projetos inovadores incentivados pelos professores, de alguma forma, terá impacto na formação profissional, então é muito enriquecedor”, disse.
Escolas que conectam formação e mercado
A política de universalização do Tempo Integral permitiu que a Seduc construísse uma rede capaz de formar jovens para as demandas atuais do mercado e, ao mesmo tempo, fortalecer as vocações tradicionais das famílias piauienses. Hoje, os estudantes têm acesso a 58 cursos técnicos que atendem desde áreas tecnológicas até atividades ligadas à agricultura familiar, que sustenta um terço da população do Estado. Cursos como Agro, Agricultura, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Sistemas ajudam os jovens a agregar valor ao trabalho das próprias famílias, ampliando renda e oportunidades sem perder de vista as raízes.
Essa aproximação entre escola e mundo produtivo se reflete nos resultados. O Piauí é o Estado com o maior crescimento de aprendizagem entre estudantes pretos, pardos e de classes mais baixas e é também o primeiro do Brasil a superar a média da OCDE no ensino médio técnico. Além disso, lidera o país no percentual de matrículas em Educação Profissional e tem o maior número de estudantes pretos e pardos em cursos técnicos, segundo o último censo. Esses avanços renderam ao Estado o Prêmio MEC, considerado o Oscar da educação brasileira.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, afirma que os avanços da rede estadual estão diretamente ligados à expansão das Escolas de Tempo Integral, que formam os Estudantes nas dimensões acadêmica, profissional, socioemocional e cidadã. “Com a universalização do Tempo Integral, ampliamos as possibilidades de carreira para os jovens. Nas Feiras das Profissões, os nossos estudantes mostram todo o seu potencial criativo nos cursos técnicos, que unem tecnologia, inovação e formação integral. É bonito ver como eles apresentam para a comunidade tudo o que a escola pública oferece e como isso abre novas portas para o futuro.”
As Feiras das Profissões seguem pelas Escolas Seduc ao longo das próximas semanas. A cada edição, fica mais claro que, quando os jovens encontram espaço para imaginar, criar e experimentar, o futuro deixa de ser algo distante e passa a ser parte do presente. E é justamente essa a essência da Educação Profissional no Piauí: abrir caminhos, conectar histórias e transformar oportunidades em realidade.