Mais de quatro mil Estudantes da rede estadual participaram nesta sexta-feira (05) das eleições do Parlamento do Futuro, projeto que simula todas as etapas de um processo eleitoral e permite aos jovens experimentar a rotina de deputados estaduais. O evento, realizado em 21 Escolas da rede, aproxima os Estudantes do funcionamento das instituições políticas e promovendo aprendizado interdisciplinar.
No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina, Adrian Souza Gomes, de 15 anos, Estudante da 1ª série do Ensino Médio integrado ao curso de Marketing Digital, participou pela primeira vez de um processo eleitoral. Mesmo sem poder tirar o título de eleitor ainda, analisou atentamente cada proposta durante o debate na quadra da escola.
“Durante dois dias os candidatos foram para a quadra falar o que queriam trazer de novidade para a escola. Foi analisando as propostas que escolhi o meu candidato”, contou Adrian. “Achei inovador e criativo, abriu nossa cabeça para como funciona um processo eleitoral e mostrou a importância da democracia e cidadania”, completou.
A experiência despertou entusiasmo em outros Estudantes, como Camille Vitória, também de 15 anos. “Achei muito legal os adolescentes participarem dessas atividades políticas. Eu nunca tinha visto uma urna de perto e hoje vou poder votar pela primeira vez”, disse.
Entre os 76 candidatos que disputaram 30 vagas, muitos tiveram seu primeiro contato com campanhas, debates e defesa pública de propostas. João Daniel Leão Carvalho destacou a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e representar os colegas. “Aprendi a me comunicar melhor e a expressar meu desejo de ajudar as pessoas”, afirmou. Ana Carolina Ribeiro da Cruz levou para o debate temas como saúde e esporte. “Me interessei pelo projeto porque queria levar ideias e buscar melhorias para a escola. O que aprendi nesse processo vou levar para a vida, principalmente a comunicação e o entendimento melhor da política”, explicou.
O Parlamento do Futuro reproduz todas as etapas de um processo eleitoral real, com criação de partidos, elaboração de propostas, campanhas, debates e votação em urnas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Os eleitos serão diplomados no plenário do TRE-PI e tomarão posse na Assembleia Legislativa do Piauí em fevereiro de 2026, com acesso a gabinetes, sessões plenárias e apoio técnico para elaboração de projetos de lei.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o projeto é uma oportunidade de formação integral. “O Parlamento do Futuro é uma grande aula de cidadania para esses jovens, onde eles têm a oportunidade de ver que a política é também um instrumento de transformação social. Além da formação política e cidadã de Estudantes, as atividades promovem a formação integral e incentivam o protagonismo estudantil”, afirmou.
O projeto reforça os pilares da Política de Tempo Integral, permitindo que os Estudantes apliquem na prática conhecimentos de História, Geografia, Ciências Sociais, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências socioemocionais, aprendem a debater, argumentar e tomar decisões coletivas. A experiência aproxima os jovens do mundo real, estimula protagonismo e engajamento, e fortalece a compreensão sobre cidadania e participação democrática.
Da campanha à posse
O projeto Parlamento do Futuro simula todas as etapas de um processo eleitoral real, com criação de partidos, construção de propostas, campanha, debates e, por fim, votação em urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). O resultado da votação será divulgado ainda nesta sexta-feira (5), após a apuração dos votos.
Os eleitos serão diplomados no plenário do TRE-PI e tomarão posse na Assembleia Legislativa do Piauí em fevereiro de 2026. Eles viverão uma jornada parlamentar completa, com acesso a gabinetes, sessões plenárias e apoio técnico para elaboração de projetos de lei.