Ícone buscar

Professor Seduc é premiado pelo MEC por trabalho inovador em Matemática

  • Maria Luiza Barreto
  • 03/12/2025

As práticas inovadoras de ensino da Matemática desenvolvidas nas Escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ganharam destaque no 1º Seminário Nacional do Compromisso Toda Matemática, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), nos dias 2 e 3 de dezembro no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. O evento reuniu educadores de todo o Brasil para compartilhar experiências e soluções criativas para o ensino da disciplina.


O Professor da rede estadual, Geraldo Costa, apresentou nesta quarta-feira, 3, o trabalho “Um significado especial para o zero”, que foi premiado na categoria Desafio de Comunicação Científica do 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. O projeto propõe uma abordagem clara e didática sobre o número zero. “Existe um dilema junto aos professores de Matemática sobre o zero ser ou não um número natural, e a proposta é que esse dilema seja evitado em sala de aula”, explica o docente, ressaltando a importância de tornar conceitos complexos acessíveis aos estudantes.

Geraldo atua como técnico de ensino no Programa Gestão da Aprendizagem, recompondo aprendizagem de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, identificando lacunas no aprendizado e criando materiais pedagógicos focados nos conteúdos prioritários, garantindo que os estudantes avancem de forma consistente no processo educacional.


O Programa implantado pela Seduc desde 2023, promove formação continuada para educadores da rede estadual, acompanha o desempenho dos estudantes e orienta intervenções pedagógicas mais assertivas. Para Geraldo, os resultados dessas ações já são visíveis. “Ações como a Trilha Saeb e a Trilha da Aprendizagem, com formação e produção de material didático, têm sido fundamentais para fortalecer as práticas pedagógicas em sala de aula, contribuindo diretamente para a melhoria dos resultados nas Avaliações externas”, destaca.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou o compromisso da gestão do Governador Rafael Fonteles com a qualidade da aprendizagem. “Investimos continuamente na formação dos professores e buscamos metodologias inovadoras. Nosso objetivo é assegurar que todos os estudantes avancem de forma sólida na aprendizagem da Matemática e das demais disciplinas”, afirmou, destacando a importância de unir inovação pedagógica e resultados concretos.


O Compromisso Nacional Toda Matemática, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), busca garantir que todos os estudantes da educação básica tenham acesso a uma formação matemática de qualidade, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta enfrenta desigualdades regionais, socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero, fortalece a colaboração entre estados e municípios e incentiva políticas públicas duradouras para a área. A estratégia inclui ainda apoio técnico-pedagógico e financeiro, produção de materiais orientadores para currículo, avaliação e formação docente, além do estímulo à participação em ações como a OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.


Com o reconhecimento de trabalhos como o de Geraldo Costa, o Piauí demonstra que é possível aliar inovação, formação docente e acompanhamento pedagógico, mostrando que o investimento em educação de qualidade gera resultados concretos para os estudantes e para a sociedade.

Outras Notícias

Notícias
03/12/2025

Professor Seduc é premiado pelo MEC por trabalho inovador em Matemática

Notícias
02/12/2025

Formação técnica e disciplinas inovadoras impulsionam projetos apresentados por estudantes no Dia D da Tecnologia do CETI Paulo Freire

Notícias
01/12/2025

Seduc divulga resultado de Testes Seletivos para 17 Escolas de Tempo Integral

Notícias
01/12/2025

Clube de Leitura Seduc inspira ação antirracista e mobiliza Estudantes no CETI Inês Rocha

Notícias
01/12/2025

Seduc divulga resultado das turmas preparatórias para ITA e IME em 2026

Notícias
28/11/2025

Estudantes dão vida a clássicos literários em ações do Clube de Leitura Seduc