O resultado da Gincana Acelera SAEB 2025, mobilização estudantil que tomou conta das escolas de Ensino Médio nas últimas semanas, foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), nesta quinta-feira (27). Ao todo, 189 escolas da rede estadual foram premiadas pelo engajamento dos Estudantes em uma maratona de estudos, criatividade e trabalho em equipe.
São nove escolas por Gerência Regional de Educação (GRE) e cada uma irá receber R$3 mil, destinados à formatura das turmas concluintes de 2025.
Confira a lista das escolas premiadas
Categorias de premiação
A gincana avaliou o desempenho das escolas em três categorias:
- Maior crescimento no último Simulado SAEB: Compara o percentual de evolução da turma entre o penúltimo e o último simulado, destacando avanços pedagógicos conquistados ao longo das revisões.
- Melhor nota no último Simulado SAEB: Reconhece as escolas com as maiores médias nas avaliações, reforçando a importância do domínio dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
- Vídeo mais criativo: Pontua a originalidade, a adequação ao tema Acelera SAEB e a qualidade técnica da produção audiovisual realizada pelos estudantes.
Mobilização da comunidade escolar
Com o tema “Acelera SAEB”, a gincana envolveu todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual e propôs uma preparação leve e estratégica para as avaliações do SAEB. As atividades foram organizadas de forma interdisciplinar, com desafios que transformaram os descritores da avaliação em práticas dinâmicas e colaborativas.
Entre as atividades realizadas pelas escolas, estiveram quizzes de revisão, jogos de tabuleiro, provas em grupo e desafios no estilo escape room, nos quais os estudantes precisavam resolver enigmas para avançar de fase.
O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da gincana para fortalecer o desempenho dos estudantes no SAEB e consolidar o avanço educacional do estado. “Com a gincana, os estudantes aplicam o que aprenderam em desafios práticos, tornando o estudo mais interessante e eficaz. A premiação é um reconhecimento direto ao esforço dos estudantes e ao compromisso das equipes escolares com a aprendizagem”, afirmou.
O Piauí já ocupa posições de destaque no cenário nacional sendo o 1º lugar no Ideb entre os estados do Nordeste e 4º lugar no Brasil. A expectativa é de que a mobilização promovida pelo Acelera SAEB contribua para elevar ainda mais os índices de aprendizagem e a qualidade da educação pública.