O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lançam nesta segunda-feira, 24 de novembro, às 11h, no Palácio de Karnak, o Programa Mais Formação, Mais Renda, a maior iniciativa já implementada no Estado para ampliar oportunidades de formação profissional, trabalho e geração de renda para jovens e trabalhadores piauienses.
A ação integra o Superchoque Educacional e Tecnológico do Piauí e nasce com a missão de acelerar a qualificação profissional, fortalecer áreas estratégicas da economia e levar formação de qualidade para todos os municípios. O programa também se destaca por sua construção com diálogo direto entre o setor público e o setor privado, ouvindo empresas e setores produtivos para mapear demandas reais e antecipar tendências do mercado.
O programa vai criar mais de 53 mil novas vagas anuais em cursos profissionalizantes (de curta duração), técnicos, graduações e pós-graduações, atendendo a demandas concretas do mercado de trabalho e de setores que seguem crescendo no Estado, como Energias Renováveis, Tecnologia, Agro, Logística, Serviços e Turismo.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressalta que o programa chega para ampliar horizontes e abrir caminhos reais para o futuro da juventude piauiense.
“Com o Mais Formação, Mais Renda, a gestão do governador Rafael Fonteles amplia as vagas em cursos de graduação, pós-graduação e formação profissional, reconhecendo que um currículo sólido faz diferença em um mercado cada vez mais competitivo. E toda essa oferta é planejada a partir de um intenso diálogo com as empresas e o governo, identificando as milhares de vagas de emprego e oportunidades de negócio que estão surgindo no Estado. Esta é mais uma oportunidade para que os piauienses avancem, se qualifiquem e conquistem novos espaços no mundo do trabalho”, afirma o gestor.
O Mais Formação, Mais Renda será executado em parceria com instituições públicas de ensino superior, centros de pesquisa, órgãos de fomento, instituições de tecnologia, Sistema S e demais entidades parceiras comprometidas com o avanço educacional e econômico do Estado.