Ícone buscar

Rumo à China: Estudantes Seduc embarcam para intercâmbio em instituição de excelência em tecnologia

  • Pablo Cavalcante
  • 19/11/2025

Nesta quarta-feira (19), foi a vez de mais 15 estudantes e três professores das Escolas Seduc embarcarem rumo a um intercambio estudantil internacional, promovido pelo Governo do Piauí, através do Programa Do Piauí Para o Mundo. Com destino à China, essa é a quinta delegação piauiense a embarcar para o exterior, apenas em 2025, de um total de 130 estudantes.

Natural de Bertolínia, Aurélia Cristina lembra da jornada que percorreu ao longo de todo o Ensino Médio, a poucos minutos do embarque para o outro lado do mundo. Com raízes na zona rural da sua cidade, ela recorda com orgulho da origens, antes de ganhar o mundo. 


“Só em pensar que eu sou a primeira pessoa da minha família a conseguir um intercâmbio como esse é motivo de muito orgulho. Minha família vem da zona rural e olha onde eu estou. Eu agradeço muito a todo o esforço do Governador Rafael Fonteles e do Secretário Washington Bandeira, pela oportunidade de estar vivendo esse sonho”, disse a jovem.

Ao lado da filha, a mãe de Aurélia, Taise Maria, profetiza um futuro brilhante para a jovem. “Hoje é um dia de muita alegria. É um momento único na vida dela, então por isso estou muito feliz. Tenho fé de que essa é a primeira de muitas viagens internacionais que ela vai fazer. Ela sempre foi uma criança muito esforçada, estudiosa e graças a essa oportunidade do Governo do Estado ela vai poder realizar o sonho dela”, comemora.

A delegação piauiense que embarcou com destino a cidade de Xiamen é formada por estudantes e professores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Pinheiro Machado e Agnelo Pereira da Silva, de Teresina, e Florisa Silva, do município de Bertolínia. No cidade localizada no litoral chinês, os jovens piauienses irão estudar no Institute For Digital Economy & Artificial Systems (Digital Economy Research Center Of The Brics Innovation) – IDEAS, umas das principais instituições acadêmicas do país e que funciona como centro de pesquisa, formação e cooperação internacional no campo da Economia Digital e da Inteligência Artificial.

“Na China, nós vamos aprender muito sobre a DeepSeek, a Inteligência Artificial desenvolvida pelo país. Nosso objetivo é absorver o máximo possível sobre o desenvolvimento tecnológico que faz da China uma das maiores economias do mundo e sobre a cultura local. Tenho certeza de que isso vai abrir as perspectivas dos nossos alunos sobre a vida e o mercado de trabalho”, projetou Vinícius Guimarães, professor do CETI Agnelo Pereira da Silva.

Além das aulas no IDEAS, os Estudantes Seduc também irão participar de uma imersão cultural completa na cidade chinesa, com passeios turísticos e um mergulho na culinária e costumes locais.

Para os que vão, fica a torcida e orações pelo sucesso da viagem. A avó da aluna Maria Clara Marques, do CETI Agnelo Pereira, preferiu não comparecer ao embarque, mas, da sua própria maneira, se fez presente ao momento tão sonhado pela neta.  “Ela não quis vir, mas pediu para que eu avisasse para ela quando estivesse embarcando, que ela faria uma oração para que eu vá e volte em segurança. Ela está muito orgulhosa e sabe que a experiência vai ser muito boa para mim. Sou muito curiosa e quero absorver o máximo que eu puder, para dividir com meus colegas de escola também”, conta.

 

A viagem é 100% custeada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que cobre passagens, alimentação, hospedagem, seguro saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico.

“Esses garotos passaram por uma grande seleção, que contou com a inscrição de 9 mil alunos. Eles irão vivenciar durante um mês o que é de mais moderno e disruptivo no estudo de tecnologia, robótica e conhecer as ferramentas que estão sendo desenvolvidas na China. É uma formação prática, dentro da sala de aula, mas também dentro das empresas. Então é um privilégio para esses garotos, que voltaram ao Piauí cheio de novas ideias e vontade de melhorar suas escolas e suas comunidades”, comemorou o Secretário Washington Bandeira.


Em 2025, o Programa Do Piauí Para o Mundo irá garantir intercâmbio estudantil a 130 estudantes e 26 professores da Rede Pública Estadual, vencedores da edição deste ano do maior hackathon das escolas públicas do mundo. Os destinos das delegações piauienses passam por seis países: Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura.

Outras Notícias

Notícias
19/11/2025

Rumo à China: Estudantes Seduc embarcam para intercâmbio em instituição de excelência em tecnologia

Notícias
19/11/2025

Seduc fortalece rede Gestão Escolar com formação de diretores

Notícias
18/11/2025

Programa Do Piauí Para o Mundo embarca estudantes da Rede Pública Estadual para a China, nesta quarta-feira (19)

Notícias
18/11/2025

Seduc divulga locais de prova e lista de candidatos para o Teste Seletivo 2026 das Escolas de Tempo Integral

Notícias
18/11/2025

Do Piauí Para o Mundo: estudantes da rede pública estadual embarcam com destino aos Estados Unidos

Notícias
18/11/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira anunciam que o Seduckathon passa a se chamar “Do Piauí para o Mundo”