Com foco no fortalecimento da gestão escolar e na melhoria dos resultados educacionais, a Secretaria de Estado da Educação iniciou, nesta segunda-feira (17), o quarto módulo do curso Gestão Escolar de Excelência e que Transforma (GEET). O encontro reuniu 30 gestores escolares selecionados como mentores, representantes das 21 Gerências Regionais de Educação, no Metropolitan Hotel, em Teresina.
A iniciativa reforça o compromisso da Seduc com a formação continuada e o desenvolvimento de lideranças escolares. O grande diferencial do GEET é o modelo de aprendizagem entre pares, em que diretores com excelentes resultados e perfil formador se tornam mentores de outros diretores, criando uma forte rede de apoio, colaboração e troca de experiências.
Os encontros, que têm base teórica, resultam em ações práticas e vêm gerando mudanças concretas nas escolas, como maior engajamento das famílias, fortalecimento da busca ativa e acompanhamento rigoroso da frequência escolar, além de trocas de experiência para avanço e melhorias nos resultados. A combinação de planejamento e cooperação mostra que pequenas ações diárias podem gerar grandes transformações.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a ação fortalece a liderança escolar e amplia o trabalho colaborativo entre os gestores da rede. Ele explica que os mentores são gestores que se destacam por boas práticas, desempenho consistente e capacidade de liderança. Cada mentor acompanha turmas de até 20 gestores, especialmente aqueles cujas escolas precisam avançar nos indicadores educacionais.
“Eles atuam como formadores, replicando a formação recebida ao longo do ano e apoiando a implementação das estratégias de gestão. Em 2025, o eixo central trabalhado foi o pedagógico, em razão das avaliações do Saeb, com foco em mobilização, desempenho e resultados. Em seguida, os gestores avançaram para o módulo pessoal-relacional, fortalecendo comunicação, escuta ativa, integração das equipes e gestão de pessoas”, explicou o Secretário.
Para Ariadna Gonçalves, gestora do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Solange Sinimbu Viana Area Leão, em Teresina, as formações têm sido transformadoras. “Tem sido um processo de troca de conhecimentos e boas práticas que tem mudado nosso olhar. A Seduc demonstra uma preocupação verdadeira em nos capacitar e motivar a oferecer o nosso melhor”, destacou.
A gestora Maria do Amparo Araújo, do Ceti Cícero Coelho em Água Branca, reforça a importância da integração entre equipe e liderança. “Quando dividimos responsabilidades, tudo flui melhor. A escola fica mais leve, mais organizada e os estudantes passam a se envolver muito mais”, completou.
O Secretário frisou que o GEET consolida uma verdadeira rede de apoio entre nossos diretores. “É formação em cascata, é aprendizagem entre pares, é gestor ajudando gestor. Quando fortalecemos as lideranças escolares, fortalecemos toda a rede. Este encontro reafirma o investimento permanente da Seduc na formação dos profissionais da educação e no compromisso com resultados que transformam vidas”, afirmou.
Formação foi dividida em quatro módulos
O curso é composto por quatro módulos, totalizando 248 horas ao longo de oito meses, com encontros presenciais e on-line. Nesta etapa, os mentores concluíram o Plano de Ação da quarta trilha, dedicada a temas administrativos e financeiros, que a partir de agora será executada com os gestores cursistas.
A formação é realizada em parceria com o Instituto Unibanco, e mobiliza diretores de todos os territórios piauienses para implementar práticas de liderança educacional, gestão colaborativa, inovação e foco no sucesso escolar.
Com o trabalho dos mentores, o alcance da formação se multiplica. Cada gestor mentor replicou o aprendizado para até 20 gestores, ampliando o impacto da política de formação e fortalecendo toda a rede de gestão escolar do Piauí.