Professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apontaram, nesta quinta-feira (13), os conteúdos mais prováveis de aparecer no segundo dia do Enem, que será aplicado no domingo (16). O Aulão da Natureza e Matemática ocorreu no CETI Quilombola Ilê Omo Orun, em Regeneração, e reuniu mais de 600 estudantes com foco em estratégias práticas para resolver as provas de Ciências da Natureza e Matemática. A revisão também foi transmitida ao vivo pelo Canal Educação para todas as escolas da rede estadual.
Na disciplina de Matemática, a professora Marcicleia Sousa destacou a importância de interpretar bem os enunciados. “É essencial ter muita leitura. Nossa aposta é na cobrança de volumes sólidos e geométricos. É bom ficar atento a esse conteúdo e manter a confiança”, disse.
O professor Luardo Pereira, de Física, reforçou que o exame costuma abordar situações do cotidiano. “Os conteúdos mais cobrados fazem parte do dia a dia. A principal dica é relacionar tudo com Física, Biologia e Química e começar pelas questões mais fáceis”, afirmou.
Em Biologia, o professor Assis Gualter chamou atenção para temas recorrentes. “Os assuntos que tendem a aparecer com maior frequência fazem parte dos vertebrados, que têm sido cobrados nas últimas edições”, explicou.
O professor Felipe Rosal, de Química, recomendou atenção à interpretação. “O segredo é entender bem os enunciados e ligar os temas ao cotidiano”, observou.
O encontro reuniu dinâmicas rápidas e revisão objetiva dos conteúdos mais comuns da prova. O clima entre os estudantes era de expectativa alta. Yanna Sousa, do CETI Francisco Nunes, de São Gonçalo do Piauí, afirmou que o formato leve ajudou na preparação. “Conseguimos fixar o conteúdo sem cansaço. Estou com ótima expectativa.”
Alicia Manoela, do CETI Alberto Leal Nunes, disse que a revisão ajudou a reduzir a tensão. “A expectativa aumenta, mas os professores passam muita confiança.”
A Seduc reforçou que a preparação não se resume aos aulões. A rede conta com aulas transmitidas pelo Canal Educação, suporte das Escolas de Tempo Integral e acesso à Plataforma do Canal Educação, que reúne materiais para estudo ao longo do ano.
O Secretário de Estado da Educação ,Washington Bandeira, afirmou que o trabalho desenvolvido garante segurança aos candidatos. “Nossos estudantes estão prontos. As escolas fizeram um excelente trabalho de preparação ao longo do ano, a Seduc oferece apoio com as revisões, a Plataforma do Canal Educação e o Passe-Livre Estudantil. O Piauí deve se destacar mais uma vez e a rede estadual terá recorde de aprovação”, disse.
No domingo, equipes da Seduc atuarão no Dia E, ação de acolhimento nos locais de prova, das 10h às 13h. Haverá distribuição de água, chocolate e caneta preta, além do gesto simbólico “Abraço Amigo”. O Passe Livre Enem liberou o transporte de 23 mil estudantes, sendo 5 mil da capital e 18 mil do interior.
Para esta edição, o Piauí registrou mais de 120 mil inscritos, dos quais 32 mil são concluintes da rede pública . No país, 3,5 milhões de candidatos farão o exame.
Horários do segundo dia do Enem 2025
– Provas de Matemática e Ciências da Natureza
– Duração: 5 horas (90 questões)
– Abertura dos portões: 12h
– Fechamento dos portões: 13h
– Início: 13h30
– Saída sem caderno: após 15h30
– Saída com caderno: após 18h
– Término: 18h30
O resultado será divulgado em 16 de janeiro de 2026, na Página do Participante.